Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2008 - 21h38

GPS europeu estará operando totalmente em 2013, diz agência

Publicidade

da Efe, em Moscou

O sistema europeu de navegação por satélite Galileo estará totalmente operacional em 2013, informou nesta segunda-feira, em Moscou, um representante da ESA (Agência Espacial Européia).

"Planejamos começar a colocar o sistema em exploração em 2012, para que em 2013 funcione com total rendimento", disse a fonte, citada pela agência Interfax.

O representante da ESA lembrou que o sistema Galileo funcionará com 30 satélites --dos quais, por enquanto, apenas um foi colocado em órbita. O segundo, chamado Giove-B, será lançado no final deste mês e outros quatro até 2010.

A fonte explicou que a licitação para fabricar os futuros satélites será convocada em maio e os contratos serão assinados até o fim do ano, para que a fabricação dos aparelhos comece em 2009.

O responsável da ESA informou que a UE (União Européia) destinará 350 milhões de euros (R$ 936,6 milhões) para sete anos de trabalhos de pesquisa sobre navegação por satélite, o que incluirá o planejamento dos equipamentos de navegação para os usuários.

Segundo o funcionário, a decisão da UE em dezembro de relançar o projeto Galileo, chamado para ser a alternativa européia ao GPS americano, se deve em particular à estimativa de que o mercado de serviços de navegação por satélite crescerá 45% até 2011, segundo cálculos da ESA.

Para esse ano, a maior parte dos telefones celulares estará dotada da função de localização e navegação por satélite. O oficial acrescentou que, para o projeto Galileo, a ESA já criou centros de serviço em China, Egito e Brasil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página