Publicidade
Publicidade
Microsoft e Adobe duelam para ser padrão de vídeos on-line
Publicidade
da Reuters
Os Jogos Olímpicos de Pequim configuraram o cenário, com Microsoft e Adobe, sobre a próxima grande competição da internet. A tecnologia do Microsoft Silverlight e o formato Adobe Flash estão em uma corrida sobre quem fornecerá o vídeo on-line do mundo, mas o prêmio final pode ser para quem sustentará a próxima geração de softwares na rede.
O site olímpico da NBC, usando o Silverlight, permitiu vislumbrar o que é possível com as futuras aplicações na rede. Os espectadores foram capazes de assistir a quatro vídeos ao mesmo tempo ou seguir a ação com comentários on-line.
Base de usuários
Mais de 40 milhões de pessoas, nos EUA, foram ao site da NBC para assistir a algumas das 2.200 horas de transmissão ao vivo dos Jogos. Todos esses usuários precisaram do tocador de Silverlight nos seus navegadores.
Ao construir uma base de usuários do Silverlight, a maior produtora de software do mundo tenta conquistar desenvolvedores que vêem em plataformas como o Silverlight e o Flash uma nova forma de fornecer programas on-line com multimídia.
Atualmente, sites como o YouTube utilizam esse tipo de recurso.
Populares
"Isso está rapidamente se tornando um caminho popular para construir a próxima geração de aplicativos. Existe um grande interesse em conquistar desenvolvedores", disse Jeffrey Hamond, um analista da Forester Research.
A Microsoft, que diz que quase metade dos espectadores do site da NBC não tinham o Silverlight, planeja aumentar o alcance da tecnologia para diminuir a distância do Flash, que já pode ser executado em quase todos os computadores conectados à internet e está por trás de 80% dos vídeos on-line.
Para a Microsoft, manter desenvolvedores externos leais é especialmente importante agora que há uma grande mudança em como as pessoas compram software.
Depois de anos vendendo programas executados a partir do disco rígido, a Microsoft enfrenta uma nova leva de competidores que provêem softwares gratuitamente pelo navegador em troca de publicidade on-line.
Leia mais
- YouTube permite que usuários coloquem legendas em vídeos
- Agência de notícias divulga obituário de Steve Jobs
- Palavra cruzada on-line desafia internauta com temática blogueira
- Apple apresenta nova cara do iPod em setembro, diz criador do Digg
- Festival de Filmes de Celular premia produções de até 3 minutos em Gramado
- Alunos de SP usam celulares para gravar e divulgar violência
Livraria da Folha
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas