Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2008 - 17h33

Internet é promessa, mas só 40% têm computador em São Paulo

Publicidade

MARIANA BARROS
da Folha de S.Paulo

Em meio à batalha eleitoral pela oferta de serviços públicos, os três candidatos com maior intenção de votos disputam um cabo-de-guerra peculiar: sem fio. Marta Suplicy (PT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM) prometem, em escalas distintas, conexão Wi-Fi à internet e mais telecentros.

A idéia mais ousada é da petista, que propõe cobrir todo o município --1.509 km2-- com internet sem fio. Segundo a proposta, o custo é de R$ 64,4 milhões e inclui 3.000 antenas com alcance de 500 metros. As áreas periféricas seriam as primeiras beneficiadas.

Em maio deste ano, a empresa EarthLink, que mantinha uma rede municipal na cidade de Filadélfia, nos EUA, anunciou o fim do serviço, alegando não ter encontrado uma organização sem fins lucrativos que aceitasse administrar o sistema, avaliado em US$ 17 milhões. A cidade tem 349.6 km2.

Os notebooks disponíveis no mercado são compatíveis com Wi-Fi. No caso dos computadores de mesa, na maioria das vezes é preciso adaptá-los. O Datafolha revela que só 40,6% dos paulistanos têm computador e 9,3%, notebook --em Marsilac e Parelheiros, 19% têm computador; em Moema, são 83%. Na média da cidade, 50,5% costumam acessar a internet.

Segundo Hilton Fernandes, do núcleo de tecnologia sem fio da Poli-USP, é possível que o número de pessoas com computador aumentasse se elas dispusessem de conexão.

"Há uma demanda reprimida. As LAN houses estão cheias. O preço dos computadores caiu e há equipamento usado sendo vendido."

Marta, Alckmin e Kassab prometem ainda aumentar o número de telecentros. "O computador é algo pessoal. Telecentros não atendem isso", diz Fernandes. Para ele, é preciso que as pessoas tenham liberdade para instalar programas e salvar arquivos. "Os telecentros vivem cheios. A médio prazo, isso não é prático."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página