Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2009 - 08h02

Ableton, Traktor e Serato são opções para mixar músicas no PC

Publicidade

DANIELA ARRAIS
da Folha de S. Paulo

Para mixar suas músicas, a escolha do programa vai do gosto do DJ.

O Ableton Live é um dos programas mais conhecidos. Serve tanto como um instrumento para performances ao vivo quanto como programa para composição e arranjos. Funciona em Mac e Windows.

Em www.ableton.com/downloads, você consegue baixar a Suite 8, o Live 8 e o Live 7 LE. A licença dura 14 dias.

Em Shop, você consegue comprar o programa. O Ableton Suite sai por US$ 699 mais taxas.

O Traktor é uma ferramenta profissional para mixagens com MP3. "O Traktor permite fazer a sincronização com o BPM (batidas por minuto) das músicas, então fica muito mais fácil na hora de fazer o remix. Fora que ele dá a leitura do áudio, você consegue ver o que está tocando", diz o DJ Daniel Guarda (www.last.fm/music/Daniel+Guarda).

Quem quer tentar reproduzir o contato com os discos de vinil encontra no Serato Scratch Live (www.serato.com) uma das opções mais renomadas. O DJ Zegon (www.myspace.com/djzegon), que já foi do Planet Hemp e hoje faz parte do N.A.S.A, usa o programa --e, também, o Serato Video SL.

"Já testei outros, mas o Serato é o que melhor emula o contato com vinil e o que dá melhor resposta", disse Zegon.

São muitas as vantagens do programa, diz. "Em primeiro lugar, o repertório infinito. Posso levar 10 mil músicas, em vez de 200 discos. Em segundo, o peso. Minhas costas agradecem. Até cresci depois do Serato, pelo fato de tocar minhas próprias produções, as dos amigos. Posso sair do estúdio e testar a música minutos depois", enumera.

Entre as desvantagens do Serato, está a necessidade de montá-lo no meio de uma festa. "E também surgiu uma geração de DJs clones, que, sem nenhum conhecimento, baixam tudo o que veem pela frente e saem tocando. Quem não tem muita bagagem hoje em dia precisa se esforçar em dobro para se diferenciar."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página