Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2010 - 17h08

Bill Gates diz que é fácil evitar a censura à internet na China

Publicidade

da France Presse, em Washington

O fundador da Microsoft, Bill Gates, comentou a polêmica atual entre o governo chinês e o Google, ao dizer que é fácil se esquivar da censura chinesa.

"O papel da internet é muito positivo em todos os países porque permite que as pessoas se expressem de forma inovadora", observou Gates na segunda-feira (25). "E, felizmente, os esforços dos chineses em censurar a internet são muito limitados. É fácil se esquivar deles."

Matt Rourke -21.jul.09/AP
Fundador da Microsoft, Bill Gates, comentou a polêmica atual entre o governo chinês e o Google, ao dizer que é fácil se esquivar da censura
Fundador da Microsoft, Bill Gates, comentou a polêmica atual entre governo chinês e Google; é fácil se esquivar da censura, diz ele

Gates indicou ainda que os Estados Unidos aplicam políticas diferentes em matéria de censura, tomando como exemplo o que foi feito na Alemanha, que proíbe a propaganda nazista, enquanto que esta está autorizada nos Estados Unidos em nome da liberdade de expressão.

"Portanto, é preciso decidir se quer obedecer as leis do país onde se está presente, ou não. E se a resposta é não, então talvez seja necessário deixar de estar presente", acrescentou.

O site de buscas norte-americano ameaçou acabar com todas as suas operações na China após denunciar ataques de piratas virtuais procedentes do país.

O debate chegou ao terreno político quando a Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, discursou contra as "pessoas e países que lançam ciberataques".

A China negou estar envolvida nos ciberataques ao Google e defendeu sua política de controle da internet.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página