Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2002 - 11h19

Microsoft terá que abrir código-fonte do Windows

Publicidade

da Folha Online

A Microsoft terá que fornecer o código-fonte do sistema operacional Windows para um grupo de Estados norte-americanos que pede a imposição de sanções antitruste contra a companhia, anunciou a Justiça dos Estados Unidos na última sexta-feira.

Procuradores dos nove Estados que mantém o processo antitruste contra a empresa precisam ver o código-fonte do programa para verificar a afirmação feita pela Microsoft, de que seria tecnicamente impossível criar uma versão mais simples do Windows, que exclua recursos como o Internet Explorer.

"Para mim, parece que se o lado da Microsoft tem acesso a isso, então o outro lado, francamente, deve ter acesso também", disse a juíza distrital Colleen Kollar-Kotelly, responsável pelo caso, aos advogados da Microsoft.

A Justiça norte-americana decidiu em junho de 2000 que a Microsoft manteve de maneira ilegal seu monopólio no mercado de sistemas operacionais, mas rejeitou o pedido de dividir a companhia em duas a fim de evitar violações futuras.

Em novembro do ano passado, nove dos 18 Estados que participam do processo aceitaram um acordo proposto pela Microsoft e pelo Departamento de Justiça dos EUA para pôr fim ao caso. Os outros nove Estados lutam por sanções mais severas contra a gigante de software.

Mesmo assim, depois de analisar mais de 30 mil comentários públicos a respeito do acordo com a fabricante de software Microsoft, o Departamento de Justiça concluiu que dois terços dos norte-americanos rejeitam a proposta.

Na sexta-feira, o órgão divulgou 47 comentários públicos julgados pertinentes por possuírem argumentos detalhados. Apenas cinco tinham conteúdo favorável ao acordo. O resto dos textos será publicado na internet e também em CD-ROM.

com agências internacionais

Leia também:

  • Maioria dos comentários públicos rejeita acordo


  • Opine:

  • A decisão da Justiça norte-americana foi correta?


  • Veja a cronologia do processo contra a Microsoft
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade