Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2002 - 00h37

Juíza ordena que Microsoft abra código-fonte do Windows XP

Publicidade

da Folha Online

A juíza federal norte-americana Collen Kollar-Kotelly determinou a revelação do código-fonte do Windows XP para que uma equipe de especialistas avalie a possibilidade de criar uma versão mais simples do sistema operacional.

Esses dados técnicos, classificados pela empresa como "altamente confidenciais", devem ser entregues a um grupo comandado pelo professor Lee Hollaar, da Universidade de Utah.

Patrocinado pelos nove Estados que recusaram o acordo antitruste de novembro entre a Microsoft e o Departamento de Justiça, o professor tentará provar que é possível construir uma versão mais enxuta do Windows, punição que a empresa de Bill Gates quer a todo custo evitar.

Segundo Kollar-Kotelly, o código-fonte deve ser mantido em segredo durante a inspeção, ser utilizado apenas para consultas ou como prova do processo.

Os nove estados recusaram o acordo proposto pelo governo federal e insistiram na aplicação de medidas mais severas de forma a corrigir os comportamentos monopolista da Microsoft, julgada culpada por abuso da posição dominante sobre o mercado de sistemas operacionais para computadores pessoais.

com France Presse

Veja a cronologia do processo contra a Microsoft
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página