Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2002 - 17h47

Sun processa Microsoft por tirar Java do Windows XP

Publicidade

da Folha Online

A fabricante de hardware e software Sun Microsystems entrou com um processo contra a Microsoft por práticas comerciais desonestas. A empresa alega que a Microsoft usou práticas anticompetitivas ao retirar seu programa de linguagem Java do sistema operacional Windows XP.

A Sun também pediu à Microsoft revelar e licenciar protocolos de computação e formatos relacionados com produtos como o navegador Internet Explorer, que são usados por consumidores para acessar a web.

A Microsoft não comentou o assunto durante a sexta-feira.

O conselheiro-geral da Sun, Michael Morris, disse que o processo requer que a gigante do software inclua seu programa Java no Windows XP.

O analista da Pacific Crest Securities, Brendan Barnicle, acredita que o processo da Sun seja encaminhado da mesma forma que outros contra a Microsoft.

"Prevemos que a Sun processe a Microsoft da mesma forma que a AOL fez, alegando que a Microsoft era de fato um monopólio", disse Brendan Barnicle, analista da Pacific Crest Securities.

Audiências adiadas
A juíza norte-americana responsável pelo caso Microsoft vai adiar em uma semana o início das audiências para definir quais sanções serão impostas à empresa pela infração de leis de concorrência.

As audiências estavam previstas para começar na próxima segunda-feira, dia 11 de março, mas a Microsoft solicitou mais tempo para estudar as modificações propostas pelos nove Estados que rejeitaram o acordo com o Departamento de Justiça e pediram punições mais severas à empresa de Bill Gates.

A juíza distrital Colleen Kollar-Kotelly concordou com o pedido da Microsoft, e agora as audiências só começam no dia 18.

com agências internacionais

Veja a cronologia do processo contra a Microsoft
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página