Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2006 - 08h08

Tropas da ONU já contam com 5.000 oficiais no Líbano

Publicidade

da France Presse, em Naqura

A força interina da ONU no Líbano (Unifil) já conta com 5.000 militares, número exigido por Israel para retirar completamente suas tropas do sul do país, informou um porta-voz.

"Nossos oficiais já chegaram a 5.000 homens. A primeira fase da mobilização da Unifil terminou", disse o porta-voz da força da ONU, Alexander Ivanko.

Antes da guerra, a força de paz, presente no país desde 1978, tinha 2.000 homens. Graças à chegada dos contingentes espanhol, francês e italiano, a quantidade mais do que dobrou desde o cessar-fogo entre Israel e a o grupo terrorista libanês Hizbollah, em 14 de agosto.

De acordo com a resolução 1.701 da ONU, a nova Unifil deve dispor de 15.000 capacetes azuis nos próximos meses. Ao mesmo tempo, o Exército israelense se retira progressivamente das zonas que ocupou durante a ofensiva, apesar de manter a presença em vários pontos do território libanês próximos da fronteira.

De acordo com o chefe do Estado-Maior de Israel, Dan Haloutz, os últimos soldados do Estado hebreu deixarão o sul do Líbano antes de sexta-feira (22).

As tropas de Israel entraram no Líbano em 12 de julho, quando dois soldados israelenses foram seqüestrados pelo Hizbollah, que assegura manter os mesmos em seu poder até hoje e exige em troca a libertação de vários detentos árabes dos presídios de Israel.

A Unifil encontra muitos problemas para instalar os capacetes azuis na região sul do Líbano, por causa da ausência de terrenos cedidos pelas autoridades libanesas para levantar os respectivos quartéis.

Leia mais
  • Veja cronologia da crise

    Especial
  • Leia mais sobre a Guerra no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre a Unifil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página