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22/09/2006
-
17h45
da Folha Online
Um trem de suspensão magnética de alta velocidade conhecido como Transrapid colidiu nesta sexta-feira a 200 km/h contra um veículo de manutenção em Emsland, norte da Alemanha, matando 23 pessoas.
Saiba mais sobre o Transrapid:
- O trem-bala trafega a uma velocidade de até 420 km/h em sua linha de 32 km em Emsland, área remota do norte da Alemanha, perto da fronteira com a Holanda.
- Trafegando mais de três vezes acima da velocidade de um trem convencional, o Transrapid utiliza um sistema de suspensão magnética localizado 1 cm acima da linha, que fica cerca de 5 a 8 metros acima do nível do solo.
- O Transrapid utiliza uma construção que impede o veículo de 110 toneladas de sair da linha.
- Centenas de milhares de turistas pagam para fazer viagens no trem todos os anos, desde 1995.
- Tentativas de construir uma linha comercial do Transrapid na Alemanha foram impedidas por ambientalistas, deixando projetos inacabados.
- Há propostas para a construção de um trem-bala que ligue o aeroporto de Munique ao centro da cidade. Um segundo plano que previa a construção de uma linha entre Hamburgo e Berlim foi descartado.
- A China foi o primeiro país a utilizar o trem-bala, que leva menos de oito minutos para atravessar os 30 km que separam Xangai de seu aeroporto, a uma velocidade de 430 km/h.
- Um trem experimental japonês chegou ao recorde de velocidade de 580 km/h em um teste realizado em Tóquio em 2003.
- Em 11 de agosto, um incêndio atingiu o compartimento elétrico em um trem em Xangai enquanto ele trafegava para o aeroporto. Não houve registro de feridos.
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Saiba mais sobre o trem magnético de alta velocidade
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Um trem de suspensão magnética de alta velocidade conhecido como Transrapid colidiu nesta sexta-feira a 200 km/h contra um veículo de manutenção em Emsland, norte da Alemanha, matando 23 pessoas.
Saiba mais sobre o Transrapid:
- O trem-bala trafega a uma velocidade de até 420 km/h em sua linha de 32 km em Emsland, área remota do norte da Alemanha, perto da fronteira com a Holanda.
- Trafegando mais de três vezes acima da velocidade de um trem convencional, o Transrapid utiliza um sistema de suspensão magnética localizado 1 cm acima da linha, que fica cerca de 5 a 8 metros acima do nível do solo.
- O Transrapid utiliza uma construção que impede o veículo de 110 toneladas de sair da linha.
- Centenas de milhares de turistas pagam para fazer viagens no trem todos os anos, desde 1995.
- Tentativas de construir uma linha comercial do Transrapid na Alemanha foram impedidas por ambientalistas, deixando projetos inacabados.
- Há propostas para a construção de um trem-bala que ligue o aeroporto de Munique ao centro da cidade. Um segundo plano que previa a construção de uma linha entre Hamburgo e Berlim foi descartado.
- A China foi o primeiro país a utilizar o trem-bala, que leva menos de oito minutos para atravessar os 30 km que separam Xangai de seu aeroporto, a uma velocidade de 430 km/h.
- Um trem experimental japonês chegou ao recorde de velocidade de 580 km/h em um teste realizado em Tóquio em 2003.
- Em 11 de agosto, um incêndio atingiu o compartimento elétrico em um trem em Xangai enquanto ele trafegava para o aeroporto. Não houve registro de feridos.
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