Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2006 - 13h42

Ataque suicida e tiroteios matam ao menos 24 no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um ataque suicida com um caminhão-bomba e conflitos armados deixaram ao menos 24 mortos neste sábado no Iraque.

O ataque foi realizado contra um posto de controle militar iraquiano na cidade de Tal Afar (370 km ao norte de Bagdá). Ao menos 14 pessoas --quatro policiais e dez civis-- morreram na ação, disse o chefe da polícia local, Sabah al Maamari. O autor do atentado também morreu. Outros quatro soldados e nove civis ficaram feridos.

Em Mossul (norte do Iraque), atiradores dispararam contra uma mulher que caminhava acompanhada de seu filho, de cinco anos de idade, disse o coronel da polícia Abdel Karim al Jubouri. O garoto não ficou ferido, acrescentou.

Dois funcionários de uma padaria no distrito de Mansour (leste de Bagdá), em Bagdá, foram mortos a tiros hoje. Um carro parou perto do local, os atiradores dispararam contra o estabelecimento, voltaram ao carro e fugiram. Outra pessoa ficou ferida.

Dois corpos foram retirados hoje do rio Tigre, em Bagdá, segundo o tenente da polícia Bilal Ali Majid. Os dois tinham mãos e pernas amarradas e apresentavam sinais de tortura. Outros cinco corpos foram encontrados na capital. Segundo o capitão da polícia Mahir Hamad Mousa, os cinco estavam algemados.

Em Samarra (norte), uma bomba na lateral de uma estrada atingiu um caminhão-tanque que transportava combustível e era escoltado por um comboio americano. Segundo as forças militares americanas, não houve vítimas na explosão.

As forças iraquianas impuseram um toque de recolher neste sábado em Kirkuk (norte), na tentativa de conter a violência na cidade. Tanto em Kirkuk como em outros pontos do norte do país, como Mosul, têm sofrido com uma escalada da violência --as duas cidades são divididas principalmente entre curdos e árabes sunitas.

As autoridades de Kirkuk deram a ordem para que os moradores não saiam às ruas e disseram que o toque de recolher será mantido até segunda ordem. Cerca de 2.000 policiais e soldados realizam buscas na cidade.

As buscas começaram na noite desta sexta-feira. Hoje, as operações foram realizadas no sul e no oeste, regiões onde predominam os sunitas, disse o chefe da polícia local Sherko Shaker.

Cerca de 150 supostos rebeldes já foram presos e cerca de 220 rifles foram apreendidos. No dia 17 de setembro ocorreram seis ataques a bomba na cidade, que deixaram 24 mortos e 84 feridos.

As forças militares americanas informaram hoje que um soldado foi morto ontem perto da cidade de Beiji, sudoeste de Kirkuk.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Policiais mortos no Iraque são 4.000 em dois anos, dizem EUA

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre policiais no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página