Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2006 - 09h42

EUA e Reino Unido discutem estratégia de retirada do Iraque, diz jornal

Publicidade

da Efe, em Londres

Diplomatas e políticos americanos e britânicos estão empreendendo intensos esforços para encontrar uma estratégia de retirada do Iraque, afirma hoje o jornal britânico "The Guardian".

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, discutirá neste sábado a situação com os comandantes militares americanos no Iraque. A reunião, confirmada ontem pela Casa Branca, é mais um sinal da crescente ansiedade diante do desenrolar do conflito.

Segundo o "The Guardian", os diplomatas e políticos de Washington e Londres estão analisando e debatendo opções que tinham sido descartadas anteriormente.

Pparte do relatório que está sendo elaborado pelo Grupo de Estudo do Iraque, criado a pedido do Congresso americano e dirigido pelo ex-secretário de Estado James Baker, vazou para a imprensa.

O texto final poderá recomendar uma retirada gradual das tropas dos EUA. Outra alternativa seria começar um diálogo com a Síria e o Irã para tentar convencer os dois países a ajudar a conter a violência em território iraquiano.

O Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido está analisando a situação ao lado de Baker, acrescentou o "The Guardian".

Leia mais
  • Após comparação com Vietnã, EUA admitem fracasso no Iraque

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página