Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 09h02

Governo francês faz reunião de urgência após ataques a ônibus

Publicidade

da Folha Online

O governo da França celebrou nesta segunda-feira pela manhã uma reunião de urgência, depois da comoção geral provocada pelo incêndio criminoso de um ônibus em Marsella (sudeste) neste sábado, no qual uma jovem estudante ficou gravemente ferida.

Na reunião participaram o primeiro-ministro, Dominique de Villepin, o ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, e o de Transportes, Dominique Perben, além de dirigentes das empresas públicas de trem e metrô.

Durante a reunião, foram analisadas as medidas que podem ser aplicadas "depois de uma série de ataques nos subúrbios de Paris e outras cidades, que tiveram como alvo os transportes públicos".

A jovem de 26 anos sofreu queimaduras em cerca de 70% do corpo depois que um grupo de adolescentes ateou fogo em um ônibus, segundo fontes policiais e dos serviços de resgate franceses.

De acordo com a polícia, baseada em relatos de testemunhas, por volta das 21h15 locais (16h15 de Brasília), três adolescentes subiram no ônibus, forçando as portas e o molharam com um líquido inflamável e acenderam um fósforo.

O ataque ocorreu em um bairro da periferia de Marselha "não especialmente afetado por atos de violência", segundo os bombeiros.

Os incidentes registrados desde a madrugada de sábado nos subúrbios franceses deixaram nove policiais feridos, dois ônibus incendiados e dezenas de carros carbonizados, um ano depois do início de uma onda de violência que atingiu a França.

Leia mais
  • Um ano após tumultos, Paris põe 4.000 policiais nas ruas
  • Onda de violência na França levanta questões sobre política social

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre distúrbios na França
  • Leia cobertura completa sobre a violência na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página