Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2006 - 13h33

Bush busca "consenso" sobre situação do Iraque nos EUA

Publicidade

da France Presse, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, muito pressionado politicamente para revisar a estratégia no Iraque, disse que a vitória neste devastado país requer "um consenso maior" em Washington.

"Trabalharei com os líderes dos dois partidos para alcançar esta meta", disse Bush em seu programa semanal de rádio, quase um mês depois da irritação dos americanos com a guerra no Iraque ter provocado a derrota dos republicanos nas eleições legislativas.

Bush insinuou possíveis mudanças na estratégia para o Iraque, ao indicar que os militares americanos estão revisando suas opções na região e anunciar que espera as conclusões de uma comissão que deve apresentar "um novo enfoque" sobre o conflito.

"Quero escutar todos os conselhos antes de tomar qualquer decisão sobre ajustes em nossa estratégia no Iraque", afirmou Bush, em referência ao painel encabeçado pelo ex-secretário de Estado americano James Baker e pelo ex-congressista e especialista em relações internacionais Lee Hamilton.

"O êxito no Iraque vai exigir que os líderes em Washington --tanto do Partido Republicano como do Partido Democrata-- se unam e cheguem a um consenso maior sobre o melhor caminho a seguir", disse o presidente americano.

"Juntos podemos ajudar os iraquianos a construir uma nação livre e democrática no coração do Oriente Médio, fortalecer os moderados e reformistas ao longo da região que estão trabalhando para a paz, e deixar aos nossos filhos e netos um mundo mais seguro e esperançoso", afirmou.

A comissão Baker/Hamilton, formalmente conhecida como Grupo de Estudo sobre o Iraque, divulgará seu relatório na quarta-feira.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Tropas dos EUA ficarão no Iraque até completar missão, diz Bush
  • Iraque está à beira de uma guerra civil, diz líder da ONU

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página