Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2006 - 10h43

Iraque retoma julgamento de ex-ditador Saddam Hussein

Publicidade

da Folha Online

O julgamento de Saddam Hussein por genocídio contra curdos foi retomado nesta segunda-feira no Iraque, com a presença do ex-ditador e dos outros seis réus na sala de audiências.

Saddam e outros seis réus respondem por crime de genocídio devido à sua participação na Operação Anfal, realizada em 1988, contra curdos do norte do Iraque. Segundo a promotoria, mais de 180 mil foram mortos, muitos envenenados com gás.

Na sexta-feira (29), em mais uma audiência do processo, Saddam rejeitou as afirmações de um especialista americano a respeito de uma vala comum, na qual teria encontrado as ossadas de 27 pessoas que supostamente foram vítimas da campanha Anfal durante o regime de Saddam.

Em seu depoimento, o especialista forense americano Michael Trimble, do Corporação de Engenheiros do Exército dos EUA, relatou ter recolhido diversos corpos na vala --entre eles, vários de crianças e mulheres, incluindo o de uma mulher grávida morta a tiros.

O testemunho de Trimble, ocorrido na quinta-feira (28), foi o terceiro depoimento consecutivo de especialistas americanos no julgamento do ex-ditador, que pode ser condenado à morte.

O depoimento do perito foi pedido após uma das testemunhas da acusação afirmar ter sido um dos que conseguiu escapar deste massacre.

A testemunha --um curdo-- contou que ficou ferido em um ombro durante uma execução sumária coletiva e que, após simular estar morto, conseguiu escapar do local e se refugiar na casa de um iraquiano da tribo árabe Chomar.

No último dia 5, Saddam foi condenado à morte por crimes contra a humanidade pela execução de 148 xiitas na cidade de Dujail, após uma tentativa de assassinato contra o ex-ditador, na década de 80.

Uma corte de apelações deve revisar a sentença de morte ainda neste ano.

Leia mais
  • Acusações de Saddam incluem crimes contra humanidade e abusos
  • Tribunal iraquiano vai julgar outros sete acusados com Saddam

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento de Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página