Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2006 - 17h02

Chávez elogia a oposição venezuelana por ter reconhecido sua vitória

Publicidade

da France Presse, em Caracas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, saudou nesta terça-feira a "oposição responsável", que reconheceu sua vitória ainda na noite de domingo, em um discurso em que defendeu seu projeto socialista, ao ser proclamado formalmente presidente pelos próximos seis anos.

"Quero saudar a oposição responsável e séria. Saudar seus dirigentes, que assumiram sua posição com responsabilidade. Já era hora de assumirem a atitude de um dirigente responsável", disse o presidente.

Chávez interpretou sua vitória como um aval a seu projeto revolucionário bolivariano: "Os que votaram em mim não votaram em mim, votaram no projeto socialista para construir uma Venezuela profundamente distinta".

Em alusão a seu adversário nas eleições, Manuel Rosales, o presidente disse: "Já era hora de [a oposição] assumir com critério democrático e respeito ao povo. Demonstrando maturidade política, vontade de construir e não de destruir."

"A minoria é respeitada, mas a minoria deve respeitar e aceitar as regras do jogo, não tentar alterá-las por métodos distintos", disse.

Chávez referiu-se ao prolongado enfrentamento mantido com a dissidência, desde um frustrado golpe de Estado em 2002, passeatas, greves, denúncias de fraude e boicote das eleições legislativas em 2005.

O presidente questionou a denúncia, pela oposição, de uma fraude no referendo revogatório de 2004: "Eles precisam lembrar que há dois anos, no dia 15 de agosto de 2004, aquele resultado também foi transparente e claro."

Chávez foi proclamado nesta terça-feira pelo Conselho Nacional Eleitoral oficialmente vencedor das eleições presidenciais com 62,89% dos votos, com mandato para governar até 2013.

"Uma vez examinadas as atas de apuração correspondentes às eleições da República Bolivariana da Venezuela de domingo se procedeu a totalizar a apuração que deu a Chávez 7.161.637 votos, o que representa 62,89%", afirmou a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena em uma cerimônia na sede do organismo na qual estava presente o presidente.

Lucena disse que o processo foi "transparente, confiável, eficiente e de boa qualidade".

"Felicito o povo da Venezuela que participou com grande tranqüilidade e muita paz, um povo com profunda vocação democrática", disse Lucena em um discurso muito aplaudido.

A abstenção no processo foi uma das mais baixas dos últimos anos, acrescentou. "Ganhou a Venezuela, ganhamos todos nós."

Milhares de seguidores chavistas vestidos com camisetas vermelhas celebraram nos arredores da sede do poder eleitoral, entre explosões de rojões.

Leia mais
  • Chávez comemora vitória com ampla vantagem

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  • Leia o que já foi publicado sobre Manuel Rosales
  • Leia a cobertura completa da eleição na Venezuela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página