Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2006 - 08h59

Abbas e Haniyeh se reunirão na Jordânia no começo de janeiro

Publicidade

da Folha Online
da Efe

A Jordânia será palco, no começo de janeiro, de uma reunião entre o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro palestino, Ismael Haniyeh, segundo informaram nesta terça-feira fontes palestinas.

As fontes disseram que a reunião, não confirmada até o momento pelo governo jordaniano, será realizada depois da festa muçulmana de Eid al Adha, que começará no próximo sábado e durará quatro dias.

Um acordo para o encontro foi alcançado durante as conversas que o primeiro-ministro jordaniano, Marouf Bakhit, manteve nesta segunda-feira (25) à noite em Amã com Mahmoud Abbas, que viajará esta tarde para o Cairo para reunir-se com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, disseram as fontes.

Bakhit conversou também por telefone com Haniyeh para convidá-lo para uma reunião em Amã com o presidente da ANP.

O rei da Jordânia, Abdullah 2º, tinha se oferecido para mediar entre os movimentos Fatah, de Abbas, e Hamas, de Haniyeh, em uma tentativa de pôr fim à violência entre palestinos, facilitar a formação de um governo nacional e aplanar o caminho para o reatamento do processo de paz com Israel.

Os conflitos entre as duas facções ocorrem na faixa de Gaza desde que o presidente da ANP, que também é líder do Fatah, anunciou a intenção de antecipar as eleições palestinas, após o fracasso das negociações para um governo de unidade nacional com o Hamas. Os dois partidos possuem braços armados.

O Hamas acusa o presidente da ANP de tentar lançar um "golpe" contra o governo liderado pelo partido e afirma que irá boicotar as eleições.

Leia mais
  • Abbas anuncia cessar-fogo entre Hamas e Fatah em Gaza

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Abbas
  • Leia o que já foi publicado sobre Ismail Haniyeh
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hamas
  • Leia o que já foi publicado sobre o Fatah
  • Leia a cobertura completa sobre o Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página