Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2006 - 03h27

Meio-irmão foi enforcado junto com Saddam Hussein, afirma TV iraquiana

Publicidade

da Folha Online

O ditador iraquiano Saddam Hussein foi enforcado ao lado de dois antigos colabores: seu meio-irmão Barzan al-Tikriti e o ex-juiz Awad al-Bandar, segundo declarações de Mariam al-Rais, assessora do primeiro-ministro iraquiano, à TV estatal "al-Iraquiya".

Os três foram executados neste sábado entre 5h30 e 5h45 (0h30 e 0h45 de Brasília) em Bagdá. A TV iraquiana afirmou, citando um comunicado oficial, que o primeiro a ser executado foi Saddam, seguido pelo seu meio-irmão. O último foi al-Bandar.

Saddam e seus dois ex-colaboradores foram condenados à morte por participação nos assassinatos de 148 xiitas da cidade de Dujail, depois do fracasso de um complô para matar Saddam em 1982, assim como na tortura e a deportação de centenas de moradores de Dujail.

O local exato da execução não foi revelado, mas o governo anunciou que pretende divulgar fotos de Saddam e seus ex-assessores no momento da execução.

Toque de recolher

Após a execução, as autoridades iraquianas impuseram o toque de recolher em Tikrit, a cidade natal de Saddam Hussein, e em várias localidades próximas.

Segundo fontes policiais iraquianas, o toque de recolher em Tikrit durará quatro dias. A medida foi adotada para prevenir possíveis distúrbios ou atentados em represália pela execução de Saddam.

Soldados da polícia e do Exército iraquiano estabeleceram postos de controle nas estradas que levam à cidade, cerca de 170 quilômetros a norte de Bagdá.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Veja as guerras protagonizadas pelo Iraque sob o domínio de Saddam
  • Saiba quem foi o ditador Saddam Hussein
  • Morte por enforcamento dura três minutos
  • Saddam Hussein é executado em Bagdá, diz TV
  • Testemunhas oficiais da execução de Saddam reúnem-se na Zona Verde

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento de Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página