Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2006 - 18h14

Romance escrito por Saddam Hussein fala de amor impossível

Publicidade

da Folha Online

Um romance intitulado "A fortaleza inexpugnável", cuja autoria foi atribuída ao presidente iraquiano Saddam Hussein, morto por enforcamento em cumprimento à sentença pela morte de xiitas em 1982, foi posto à venda em 2001 nas livrarias Iraque.

O livro, em cuja capa não figura a identidade do autor, é o segundo atribuído a Saddam Hussein --depois de "Zabiba e o rei", publicado em novembro de 2000. Intelectuais iraquianos declararam na época que estavam convencidos de que o autor do romance era o então presidente iraquiano.

Uma história de amor

O romance de 712 páginas foi publicado pela editora local Al Hurriya (Liberdade) e foi bem recebido pela crítica na época de seu lançamento.

O herói do romance, Sabah al Haj Hassan, pertencente a uma família de agricultores e diplomado em direito, é um patriota combatente nas guerras entre Iraque e Irã (1980-88) e na guerra do Golfo (1991).

O romance evoca também o Curdistão iraquiano, que escapa ao controle de Bagdá desde o levante curdo posterior à guerra do Golfo. Assim, o levante curdo impede o casamento do herói com uma curda, conduzindo o herói a um amor impossível.

Em 2001, a televisão estatal iraquiana, que divulgou exaustivamente o lançamento do livro, definiu o romance "A fortaleza inexpugnável" como "a história da luta contra o mal nas peripécias de uma viagem no mundo da virtude".

Segundo declarações da mídia iraquiana na época, a renda que gerada pelo romance seria destinada "aos necessitados" (como aconteceu com "Zabiba e o rei").

Leia mais
  • Partido Baath instiga iraquianos a vingar morte de Saddam
  • Saddam estava calmo antes de execução, dizem testemunhas
  • Saiba quem foi o ditador Saddam Hussein
  • Morte por enforcamento leva três minutos
  • Veja as guerras protagonizadas pelo Iraque sob o domínio de Saddam

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento de Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página