Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2006 - 09h51

Al Qaeda defende criação de califado islâmico no Iraque

Publicidade

da Folha Online
da Efe

Um dos líderes da rede terrorista Al Qaeda, o egípcio Ayman Al Zawahri, pediu aos militantes iraquianos que se unam para estabelecer um "califado islâmico" no país, num novo vídeo divulgado pela internet.

No vídeo, transmitido neste domingo pela rede de televisão árabe Al Jazira, Zawahri pede aos militantes da Al Qaeda no Iraque e dos outros grupos da resistência que trabalhem juntos para expulsar as tropas estrangeiras do país.

"Envio minhas felicitações aos mujahedin (guerreiros santos), a Abu Omar al Baghdadi (suposto novo líder da organização no Iraque) e a outros mujahedin, e peço a unidade em sua 'jihad' (guerra santa) para estabelecer um califado islâmico no país", afirma Zawahri na mensagem, cuja autenticidade ainda não foi confirmada.

A data de gravação do novo vídeo é desconhecida. Ele foi divulgado durante a festa muçulmana do Sacrifício.

Zawahri pede além disso aos militantes que "não ofereçam nenhuma legitimidade aos traidores, não assinem com eles documentos que só resultarão na perda da Palestina".

Com isso, Zawahri ataca o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, e pede aos combatentes palestinos que não cooperem com ele.

"Como Mahmoud Abbas pode ser um irmão nosso enquanto recebe subornos dos americanos?", pergunta Zawahri.

Dinheiro americano

A condenação ao recebimento de dinheiro americano por Abbas acontece em um momento de grande tensão entre os palestinos. O movimento islâmico Hamas e o Fatah (partido de Abbas), que possuem braços armados e políticos, enfrentam há meses um impasse nas negociações para a formação de um governo de unidade nacional.

Os conflitos, que detonaram uma onda de violência nos territórios palestinos em dezembro, levaram o Hamas a acusar Abbas de tentar iniciar uma guerra civil entre os palestinos.

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, afirmou em dezembro que pretende solicitar ao Congresso americano uma ajuda de dezenas de milhões de dólares para reforçar as forças de segurança ligadas a Abbas.

Os EUA querem garantir que Abbas, cujo partido foi derrotado pelo Hamas nas eleições palestinas de janeiro último, saia vitorioso da disputa política com o grupo rival. "Vamos solicitar fundos para apoiar a reforma na segurança [das forças de Abbas] e acredito que conseguiremos apoio", disse Rice. "Encontraremos uma forma de apoiar o presidente [da ANP] Mahmoud Abbas."

Leia mais
  • Condoleezza Rice quer ajuda dos EUA para fortalecer Fatah

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página