Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2007 - 22h17

Hugo Chávez afirma que Fidel Castro está "lutando por sua vida"

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta sexta-feira que o líder cubano Fidel Castro está "lutando por sua vida", e que os dois mandatários conversaram por quase meia hora há alguns dias.

02.dez.2006/Efe
O ditador cubano Fidel Castro, 80, cuja saúde apresenta melhora "lenta mas progressiva"
O ditador cubano Fidel Castro, 80, cuja saúde apresenta melhora "lenta mas progressiva"
As especulações sobre a deterioração da saúde de Fidel foram alimentadas nesta semana após a publicação de uma reportagem no jornal espanhol "El País" que afirmava que o líder passou por três cirurgias fracassadas recentemente.

Chávez, aliado de Fidel, fez a declaração a jornalistas no Rio de Janeiro, onde está participando de uma reunião de cúpula do Mercosul.

Fidel, 80, não é visto em público desde julho de 2006, quando anunciou seu afastamento temporário do poder para se recuperar de uma operação de emergência no intestino. O irmão de Fidel, Raúl Castro, 75, até então ministro da Defesa, assumiu o governo interinamente.

Estado de saúde

A real condição de saúde de Fidel está sendo tratada como um segredo de Estado, mas autoridades cubanas negam que ele sofra de câncer em estado terminal como divulgado por oficiais de inteligência americanos. O governo de Cuba insiste que o líder voltará ao poder.

Durante um discurso na última quarta-feira (17), Chávez disse que a situação de Fidel é "delicada", mas negou a especulação da mídia espanhola sobre sua morte iminente.

Hoje, Chávez afirmou que não poderia detalhar a situação de Fidel porque não é "seu médico". "Ainda que eu fosse [o médico], eu não diria nada. Mas posso dizer a vocês: não sei quando Fidel vai morrer. Espero que ele viva mais 80 anos."

Cirurgias

Na terça-feira (16), o "El Pais" informou que Fidel passou por três cirurgias malsucedidas e que seu estado de saúde é muito grave.

No final de dezembro, o médico espanhol García Sabrido, que viajou a Cuba para examinar Fidel, disse que o ditador não possuía "nenhuma doença maligna" e desmentiu que ele sofresse de um câncer.

Segundo o jornal, Fidel não se recuperou bem de uma primeira cirurgia, na qual foi extraída parte de seu intestino, e desenvolveu peritonite. Uma segunda cirurgia foi realizada para drenar a área infectada, e também não teve sucesso.

De acordo com o jornal, Fidel passou a sofrer de inflamação no duto biliar, doença cuja mortalidade é de 80%. Um duto artificial fabricado na Coréia do Sul foi implantado em Fidel, e mais tarde substituído por um segundo duto fabricado na Espanha, segundo o "El Pais".

Com Efe

Leia mais
  • Fidel passou por três cirurgias e seu estado é grave, diz jornal

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fidel Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre o "El Pais"
  • Leia o que já foi publicado sobre Cuba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página