Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2007 - 08h41

Vulcão lança fumaça e cinzas a 5.000 metros de altura na Rússia

Publicidade

da Efe, em Moscou

O vulcão Shiveluch, na Península de Kamchatka, lança nesta segunda-feira fumaça, gás e cinzas a 5.000 metros de altura em meio a violentas explosões no interior da montanha, informou a Estação Sismológica de Primorie, no Extremo Oriente russo.

A coluna de fumaça se estende por 50 quilômetros ao noroeste do vulcão, onde nas últimas 48 horas também ocorreram tremores de terra de diferentes magnitudes, indicou a fonte citada pela agência de notícias russa Itar-Tass.

O Shiveluch, de 3.200 metros de altura e em atividade há vários meses, é estudado com especial atenção por vulcanólogos russos e de outros países.

Desde o começo de dezembro, a atividade do vulcão é muito intensa e periodicamente há vazamento de vapor de água e lava da cratera.

De acordo com as informações recopiladas, as erupções do Shiveluch são difíceis de prever, porque na maioria dos casos foram súbitas.

As erupções de 1854 e 1964 são catalogadas como "catastróficas" por sua magnitude, embora não tenham causado vítimas nem danos materiais.

Segundo vulcanólogos russos, as erupções do Shiveluch e de outros vulcões no nordeste da Rússia não são perigosas porque se encontram muito afastados dos povoados.

Na Península de Kamchatka, existem 68 vulcões alinhados em uma cordilheira de mais de 700 quilômetros de longitude, acumulando 12% da atividade vulcânica do planeta.

Leia mais
  • Carros-bomba matam seis em Bagdá; soldados cercam região sunita
  • Em discurso, Bush pedirá apoio à luta antiterrorista
  • Coréia do Norte pode suspender programa nuclear, diz jornal

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vulcões
  • Leia o que já foi publicado sobre a Rússia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página