Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2007 - 01h17

Al Zawahiri desafia Bush a mandar mais soldados para todo o Iraque

Publicidade

da France Presse, em Dubai

O número dois da rede Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, desafiou George W. Bush depois que o presidente americano anunciou o plano de enviar mais de 20 mil soldados para o Iraque. Zawahiri afirmou em uma gravação de áudio, divulgada na internet, que ele pode mandar todo seu Exército para ser aniquilado nas mãos dos iraquianos.

"Em seu último discurso, Bush disse em suas divagações que iria enviar 20.000 de seus soldados para o Iraque. Eu lhe pergunto: por que envia apenas 20.000 soldados? Por que não envia 50.000 ou 100.000?", questionou Al-Zawahiri em uma gravação de cerca de 15 minutos.

"Você não sabe que os cães do Iraque estão impacientes para devorar a carniça dos seus soldados?", acrescentou o braço direito de Osama bin Laden.

"Pelo contrário, você deve enviar todo seu Exército, para que seja esmagado nas mãos dos mujahedine e para que o mundo inteiro seja libertado de sua maldade. O Iraque, o país do califado e da guerra santa, é capaz de ser o túmulo para dez dos seus Exércitos", completou.

"Foram a Al Qaeda e os Talebans, sob a condução do emir dos crentes, o mulá Mohammed Omar, que Deus o guarde, que privaram os americanos de um abrigo seguro no Afeganistão", declarou Zawahiri.

"A segurança deve ser dividida: se nós estivermos em segurança, vocês também estarão (...) Se nos formos atingidos e mortos, vocês serão, irrefutavelmente, atingidos e mortos. Hoje, o dever de todo muçulmano é carregar armas e apoiar e servir os que portam armas", acrescentou Zawahiri.

Violentos ataques e explosões deixaram 120 pessoas mortas no Iraque nesta segunda-feira (22), um dia após os EUA enviarem 3.200 novos soldados para tentar conquistar a segurança no país.

O presidente dos EUA, George W. Bush, pretende enviar um total de 21.500 soldados adicionais para o país árabe --que vão se juntar aos 132 mil já presentes no país--, mas suas ambições enfrentam forte oposição do Congresso, dominado pelos democratas pela primeira vez em 12 anos.

Especial
  • Violência deixa cerca de 120 mortos no Iraque
  • Veja imagens dos ataques no Iraque
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página