Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2007 - 13h57

Irã condiciona participação em conferência ao benefício do Iraque

Publicidade

da Efe, em Teerã

O secretário do Conselho de Segurança Nacional do Irã, Ali Larijani, disse nesta quarta-feira que a participação iraniana na próxima conferência sobre o Iraque, que terá a presença dos EUA, dependerá de se esse encontro beneficiará ou não o país árabe.

A declaração de Larijani foi um comentário sobre uma declaração feita nesta terça-feira pela secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, na qual disse que os governos americano e iraquiano lançarão uma iniciativa diplomática para convidar a Síria e o Irã a uma reunião entre vizinhos para estabilizar o Iraque.

Rice também disse que essa reunião teria a presença de representantes do G8 (os sete países mais desenvolvidos e a Rússia).

Uma primeira reunião de funcionários de categoria média aconteceria em março e viria seguida por outra de nível ministerial, em abril.

"Foi colocada a idéia de que os países da região reunam-se com as autoridades iraquianas para resolver os problemas do Iraque. Outra idéia propunha a participação também dos membros do Conselho de Segurança da ONU", disse Larijani em entrevista coletiva em Teerã.

Ele afirmou ainda que, na opinião do Irã, os países da região podem ajudar na segurança do Iraque sem necessidade de outros Estados de fora, mas considerou que "a decisão final a respeito deve ser tomada pelo próprio governo do Iraque". "Se o bem do Iraque requer assim, o Irã participará dessa reunião", acrescentou.

Larijani, que também é o principal negociador iraniano no caso nuclear, afirmou que o ministro de Relações Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, foi convidado pelo ministro de Relações Exteriores iraquiano, Hoshiyar Zebari, embora "até agora o Irã não tenha recebido um convite por escrito".

Os EUA não têm relações com o Irã desde o início dos anos 80, e acusa esse país e a Síria de interferir nos assuntos internos do Iraque.

Leia mais
  • Irã ameaça atacar rebeldes curdos iranianos no Iraque

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Irã
  • Leia o que já foi publicado sobre o Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre Conselho de Segurança da ONU
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página