Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2007 - 15h40

Espanha constrói monumento às vítimas do 11 de Março

Publicidade

da Ansa
da Folha Online

Os reis espanhóis Juan Carlos e Sofía inaugurarão no dia 11 de Março próximo o monumento às vítimas dos atentados terroristas de 2004, que mataram 191 pessoas e deixaram cerca de 2.000 feridos. O monumento será erguido em frente à estação de metrô de Atocha, anunciou nesta quinta-feira o prefeito de Madri, Alberto Ruiz Gallardón.

Os atentados de 11 de Março de 2004 foram realizados com a explosão de bombas em quatro trens de passageiros de Madri.

O ato de inauguração do monumento às vítimas não terá discursos. Na cerimônia será interpretada, como no primeiro e segundo aniversários dos atentados, a composição de Pau Casals "Cant dels ocells" (o canto dos pássaros). O prefeito madrilenho afirmou que a cerimônia será "um ato breve e austero, mas sem dúvida muito importante e muito emotivo".

O monumento é composto por uma escultura totalmente transparente projetada pelo arquiteto Esaú Acosta, que venceu um concurso sobre o tema. A obra é formada por uma cúpula cilíndrica de 11 m de altura.

Segundo o prefeito, "além de surpreender por sua beleza, [o monumento] vai representar e identificar perfeitamente a dor das vítimas, e com as vítimas a dor de todos os cidadãos de Madri".

Está em curso atualmente em Madri o julgamento dos 29 réus acusados pelos atentados. O julgamento deve durar até julho e o resultado não será conhecido antes de outubro deste ano.

Outros monumentos

Além de Madri, Londres também fará um monumento em homenagem às vítimas de atentados terroristas locais.

8.fev.2007/AP
Soldados da guarda da rainha Elizabeth 2ª passam pelo Hyde Park, em Londres
Soldados da guarda da rainha Elizabeth 2ª passam pelo Hyde Park, em Londres
O Hyde Park, um dos parques mais famosos de Londres, abrigará um monumento em memória das 52 pessoas que morreram nos atentados terroristas de 7 de julho de 2005 na cidade. O atentado foi realizado contra a rede de transportes públicos londrinos.

'Cinquenta e dois inocentes morreram em 7 de julho na pior atrocidade terrorista que Londres já sofreu. Um monumento permanente trará um lugar digno e tranqüilo para que possam recordar as vítimas seus amigos, familiares e todo o país', disse a ministra da Cultura britânica, Tessa Jowell.

Os atentados na Inglaterra atingiram metrôs e ônibus urbanos londrinos na manhã do dia sete de julho de 2005. Além dos 52 mortos, cerca de 700 pessoas ficaram feridas. Duas semanas depois do ataque, outros quatro indivíduos tentaram detonar bombas novamente no transporte público londrino, mas os artefatos não funcionaram.

Leia mais
  • Suspeito de matar brasileiro morre na prisão em Londres
  • Fidel Castro e Hugo Chávez divulgam conversa: leia trechos
  • Coelhinha da Playboy será enterrada amanhã nas Bahamas
  • Bin Laden continua vivo e na ativa, diz comandante Taleban

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o 11 de Março de 2004
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página