Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2007 - 16h13

Haiti registra ao menos 50 estupros de mulheres durante Carnaval

Publicidade

da Ansa

As autoridades do Haiti anunciaram nesta quinta-feira o balanço dos atos de violência acontecidos durante as festividades do Carnaval, batizadas "Soley Leve" (sol nasce). Entre as centenas de vítimas estão pelo menos 50 mulheres violentadas, afirmou a agência de notícias AlterPresse.

A ministra para assuntos ligados à mulher, Marie Laurence Jocelyn Lassegue, destacou que nos três dias de festa, entre 18 e 20 de fevereiro, "a polícia nacional recebeu denúncias a respeito de 800 casos, entre as quais muitas vítimas de violência carnal".

"Por ora podemos falar de 50 estupros, mas não é um dado definitivo. Estamos aguardando os números das organizações feministas de todo o país', acrescentou.

Lassegue disse que antes das festividades foi lançada pelo governo uma campanha de prevenção, da qual participaram grupos musicais, com promoção de slogans contra a difusão da Aids e contra a violência sexual.

A associação de defesa das mulheres Sofa anunciou ter atendido 396 pessoas em seu centro no Haiti entre julho e dezembro de 2006. Entre as vítimas recebidas, a mais jovem tinha três anos, e a mais velha 65.

Leia mais
  • Suspeito de matar brasileiro morre na prisão em Londres
  • Fidel Castro e Hugo Chávez divulgam conversa: leia trechos
  • Coelhinha da Playboy será enterrada amanhã nas Bahamas
  • Bin Laden continua vivo e na ativa, diz comandante Taleban

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre estupros
  • Leia o que já foi publicado sobre violência contra mulheres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página