Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2007 - 03h35

Coréia do Sul anuncia retomada de ajuda humanitária à Coréia do Norte

Publicidade

da Folha Online
da Efe, em Seul

O vice-ministro de Unificação da Coréia do Sul, Shin Eon-sang, anunciou nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, que o país retomará o envio de ajuda humanitária à Coréia do Norte --que estava suspenso desde o teste nuclear norte-coreano realizado em outubro de 2006-- na próxima quarta-feira (28), por via marítima.

Desta vez, a assistência deverá incluir 15 mil toneladas de arroz, 74 mil toneladas de cimento e 60 mil cobertores, além de 3,3 bilhões de wons (aproximadamente US$ 3,5 milhões) para o combate à febre aftosa.

Na semana passada, Seul enviou adubos como parte das ajudas humanitárias estipuladas na última reunião interministerial, em Pyongyang, no início do mês.

Desnuclearização

Nos últimos dois dias, as negociações pelo desarmamento nuclear da Coréia do Norte estão paradas porque o país se recusa a dialogar com os enviados de seis outros países --Coréia do Sul, Estados Unidos, Japão, China e Rússia-- enquanto seus US$ 25 milhões que estão congelados em um banco de Macau não forem liberados.

O dinheiro norte-coreano está bloqueado desde que os EUA colocaram o banco privado Delta Asia, de Macau, em uma "lista negra", por suspeita de lavagem de dinheiro. No último dia 19, os EUA e a Coréia do Norte chegaram a um acordo para a liberação. O problema é que, agora, o banco que receberia o montante --o Banco da China-- se recusa a efetuar a transferência, por medo de sofrer sanções.

Nesta quinta-feira, o negociador americano Christopher Hill afirmou que houve "progressos" na liberação do montante.

Leia mais
  • EUA vêem progresso em liberação de dinheiro da Coréia do Norte

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Macau
  • Leia o que já foi publicado sobre a AIEA
  • Leia o que já foi publicado sobre a China
  • Leia cobertura completa sobre a crise da Coréia do Norte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página