Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2007 - 14h38

Câmara americana aprova retirada das tropas em 2008

Publicidade

da Folha Online

A Câmara de Representantes (deputados) dos EUA aprovou nesta sexta-feira o projeto de lei que determina o prazo, até 1º de setembro de 2008, para a retirada das forças americanas do Iraque.

Numa votação de 218 a favor e 212 contra, os democratas conseguiram incluir o prazo à legislação que autoriza o uso de US$ 124 bilhões em fundos de emergência, a maior parte destinada para as guerras do Iraque e do Afeganistão.

A votação desta sexta-feira foi uma vitória significativa para a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e seus colegas democratas, que obtiveram o controle do Congresso nas eleições de novembro com a promessa de acabar com a Guerra do Iraque.

"Faremos a diferença com este projeto. Vamos trazer as tropas para casa", disse John Murtha, da Pensilvânia.

A Casa Branca alertou que Bush vetará o projeto.

O Senado americano deve votar na semana que vem a sua versão para os gastos de guerra e o prazo para a retirada das tropas.

Cronograma

Pelosi trabalhou para conseguir os 218 votos necessários para aprovar o projeto de lei na Câmara, composta por 435 membros. Ela teve de lidar com a oposição de liberais e moderados dentro do próprio Partido Democrata.

Todos os republicanos da Câmara, à exceção de dois políticos, votaram contra a legislação. Os oponentes do projeto de lei alegam que ele irá amarrar as mãos dos líderes militares e contribuir para o fracasso no Iraque.

O líder republicano na Câmara, John Boehner, alertou que "não há outra escolha" a não ser vencer. "Se nós falharmos no Iraque, vocês verão a ascensão maior e mais rápida do terrorismo radical em todo o mundo", declarou.

Enquanto a legislação providencia fundos emergenciais para as tropas em combate no Iraque e no Afeganistão para o resto do ano, ela também define um cronograma para a retirada das tropas até 1º de setembro de 2008, que está associada ao progresso do governo iraquiano na estabilização do país.

Os US$ 124 bilhões autorizado pela legislação incluem fundos domésticos para fazendeiros, assistência médica para veteranos de guerra e ajuda para a reconstrução das cidades americanas do Golfo do México atingidas por furacões.

Com Reuters

Leia mais
  • Irã seqüestra 15 marinheiros britânicos em águas do Iraque
  • Pedidos de asilo de iraquianos aumentaram 76% em 2006
  • Ação suicida fere vice-premiê e mata ao menos quatro no Iraque

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página