Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2007 - 10h10

Irã captura 15 marinheiros britânicos em águas do Iraque

Publicidade

da Folha Online

Forças iranianas capturaram 15 marinheiros britânicos em águas territoriais do Iraque nesta sexta-feira, anunciou o Ministério da Defesa do Reino Unido.

De acordo com o ministério, os militares, membros da Marinha Real, estavam realizando operações rotineiras em apoio ao governo iraquiano quando foram capturados por navios da Marinha iraniana por volta das 10h30 (4h30 de Brasília).

Os marines tinham completado uma inspeção de um navio mercante quando eles e seu dois navios foram cercados e escoltados por navios iranianos até águas territoriais iranianas.

AP
Navio britânico similar ao que transportava os 15 marinheiros
Navio britânico similar ao que transportava os 15 marinheiros
"Por volta das 10h30 desta sexta-feira, 15 marines que realizavam operações de rotina em águas territoriais do Iraque (...) foram capturados por embarcações iranianas", informou o ministério em um comunicado.

A ministra de Exteriores britânica, Margaret Beckett, convocou o embaixador iraniano em Londres para exigir a imediata libertação dos 15 marines, segundo o Ministério da Defesa.

"Estamos tratando deste assunto com as autoridades iranianas de mais alto nível e, seguindo as instruções da ministra de Exteriores, o embaixador iraniano foi convocado ao Ministério de Exteriores", diz o comunicado.

"O governo britânico exigirá o retorno imediato e em condições seguras de nosso pessoal e nossa equipe", acrescentou a nota.

Os Estados Unidos informaram que não há marines americanos envolvidos no incidente.

O incidente foi similar ao ocorrido em 2004, quando oito marinheiros britânicos passaram três noites nas mãos da Guarda Revolucionária Iraniana antes de serem libertados.

Na ocasião, o Irã acusou os britânicos de cruzarem a fronteira das águas iranianas, acusação rejeitada pelo Reino Unido.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Irã diz que presidente ainda não recebeu visto para viajar aos EUA
  • Ação suicida fere vice-premiê e mata ao menos quatro no Iraque
  • ONU espera votar sanções contra Irã neste sábado
  • Marinha do Irã realiza exercícios de guerra no golfo Pérsico

    Especial
  • Leia cobertura completa no especial Risco Nuclear
  • Leia a cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página