Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2007 - 17h54

Em Riad, líder democrata dos EUA discute paz no Oriente Médio

Publicidade

da Folha Online

A líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, cumpriu nesta quinta-feira em uma visita à Arábia Saudita na última etapa de uma controversa viagem ao Oriente Médio. O giro pela região, que despertou críticas da Casa Branca, teve a agenda dominada por discussões sobre a paz entre árabes e israelenses e sobre o conflito no Iraque.

Yousef Doubisi/Reuters
Nancy Pelosi é recebida por oficiais sauditas durante visita a conselho de Riad
Nancy Pelosi é recebida por oficiais sauditas durante visita a conselho de Riad
Hoje, Pelosi visitou o Majlis al Shura, um conselho saudita integrado unicamente por homens. "Estou muito feliz por ser uma mulher na liderança da Câmara dos Representantes dos EUA. Isso levou muito tempo para acontecer", afirmou a democrata frente aos 150 membros do conselho.

O representante saudita encarregado do grupo que recebeu a delegação americana defendeu a lentidão da implantação da democracia em seu país. "A reforma não significa queimar etapas", disse o oficial.

Antes de chegar à Arábia Saudita, Pelosi visitou Israel, os territórios palestinos, o Líbano e a Síria, país que os EUA consideram financiador do terrorismo internacional. O encontro da democrata com o presidente sírio Bashar al Assad despertou duras críticas do governo do presidente George W. Bush, que afirmou que "este não é o momento certo de enviarmos esse tipo de visitante especial para a Síria".

Riad

Após chegar à Arábia Saudita nesta quarta-feira (4), a líder se encontrou na tarde de hoje com o rei Abdullah. Apesar de um dos maiores aliados dos EUA na região, o rei saudita criticou, há exatamente uma semana, a "ocupação estrangeira ilegítima" feita pelos americanos no Iraque, durante a cúpula de líderes árabes que foi realizada em Riad.

Sobre o Iraque, Pelosi disse apenas que "discutiu a respeito" com o rei Abdullah. "Com sua majestade nos concentramos em discutir a iniciativa saudita de paz para o Oriente Médio", afirmou a democrata. "Ainda há muito o que negociar, mas o parabenizamos por sua liderança na questão", acrescentou.

Na cúpula árabe em Riad, organizada nos dias 28 e 29 de março, os líderes voltaram a lançar uma iniciativa de paz com Israel que havia sido apresentada em 2002 em Beirute.

A reativação do plano foi realizada graças à iniciativa da Arábia Saudita, cujo regime sunita está preocupado com a deterioração da situação no Iraque e com o fortalecimento do regime xiita no Irã.

Pelosi deve ainda se reunir com o ministro saudita do Interior antes de deixar Riad na manhã desta sexta-feira.

Leia mais
  • Líder da Câmara dos EUA desafia Casa Branca e viaja à Síria

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Nancy Pelosi
  • Leia o que já foi publicado sobre a Casa Branca
  • Leia o que já foi publicado sobre a Síria
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página