Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2007 - 19h17

Sarkozy critica debate entre Royal e o ex-concorrente Bayrou

Publicidade

da Efe, em Paris

O debate realizado neste sábado (28) entre a candidata socialista à Presidência francesa, Ségolène Royal, e o ex-aspirante centrista François Bayrou é "contrário ao espírito das instituições", afirmou o candidato conservador Nicolas Sarkozy.

"Este debate representou, no meu julgamento, o auge do que a 4ª República tinha de mais caricatural", afirma Sarkozy em entrevista que será publicada na edição de amanhã do jornal "Le Journal du Dimanche".

Sarkozy ficou em primeiro lugar no primeiro turno das eleições presidenciais francesas, realizado no último domingo, logo à frente de Royal. Ambos disputarão o segundo turno no dia 6.

Bayrou, terceiro colocado, foi eliminado da corrida ao Palácio do Eliseu, mas com a força dos 18,57% de votos obtidos --quase sete milhões de eleitores-- se tornou fundamental para o resultado de 6 de maio.

É a primeira vez que um finalista da corrida presidencial debate pela televisão com um candidato que não passou do primeiro turno.

"O primeiro turno existe para selecionar dois candidatos e para que se apresentem dois projetos aos franceses", disse Sarkozy ao jornal.

O conservador denunciou "a confusão" criada pelo debate entre Royal e Bayrou, e afirmou que os franceses "não devem se deixar influenciar".

O candidato conservador foi acusado por ambos de ter exercido "pressão" sobre a mídia para que a conversa não fosse transmitida.

Uma pesquisa do instituto Ifop para o "Le Journal du Dimanche" aponta Sarkozy como favorito ao segundo turno, com 52,5% das intenções de votos. Os números mostram, no entanto, uma redução de 1,5 ponto percentual nos últimos cinco dias.

Leia mais
  • Distância de Royal para Sarkozy diminui na França, aponta pesquisa
  • Campanha esquenta na França com debate acirrado entre Royal e Bayrou
  • Sarkozy e Royal definem estratégias para atrair centrista Bayrou

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a eleição na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página