Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2007 - 13h57

Manifestantes exigem renúncia de premiê israelense em Jerusalém

Publicidade

da Efe, em Jerusalém
da Folha Online

Dezenas de manifestantes exigiram a renúncia do premiê israelense, Ehud Olmert, nesta segunda-feira, em um protesto em frente à casa do líder em Jerusalém. O ato ocorre após a publicação do relatório preliminar da chamada Comissão Winograd sobre o conflito de 2006 entre Israel e o Líbano. O texto acusou Olmert de "erros graves" na condução o conflito entre os dois países.

Os manifestantes exigem que Olmert assuma sua responsabilidade e renuncie como resposta à determinação, pelo relatório, de que ele é um dos principais responsáveis pelos fracassos no Líbano.

Segundo o secretário do gabinete do premiê, Yisrael Maimon, apesar das críticas da Comissão Winograd, Olmert não tem intenção de renunciar. O premiê deve oferecer ainda hoje uma entrevista coletiva para comentar o relatório.

Relatório

O relatório faz duras críticas a Olmert, ao ministro da Defesa, Amir Peretz, e ao então chefe do Exército israelense, Dan Halutz. De acordo com o documento, Olmert lançou a guerra sem ter um plano bem definido e Peretz pecou pela "inexperiência" e pela "falta de familiaridade" com o Exército. Já Halutz teria agido de forma "impulsiva" à frente do Exército.

Israel entrou em guerra com a milícia libanesa Hizbollah em julho de 2006, depois que três soldados foram mortos e outros dois foram seqüestrados na fronteira israelo-libanesa.

Em 34 dias de conflito, Israel não conseguiu resgatar os soldados capturados nem impedir o lançamento de milhares de foguetes e morteiros contra o território israelense.

O conflito deixou um saldo de cerca de 1.400 mortos [1.200 civis] no Líbano e 200 em Israel [a maioria militares].

Leia mais
  • Erramos: Manifestantes exigem renúncia de premiê israelense em Jerusalém
  • Relatório sobre Guerra do Líbano acusa Olmert de "erros graves"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Israel
  • Leia o que já foi publicado sobre Ehud Olmert
  • Leia o que já foi publicado sobre a Guerra do Líbano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página