Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2007 - 19h02

Governo palestino tira do ar programa de TV com sósia do Mickey

Publicidade

da Folha Online

O governo palestino suspendeu nesta quarta-feira um programa infantil que ia ao ar na rede de TV Al Aqsa, dirigida pelo grupo extremista islâmico Hamas, no qual um sósia do Mickey Mouse aparecia dizendo que Israel deveria desaparecer e que o islã iria "liderar o mundo".

A atração, que levava o nome de "Os Pioneiros do Amanhã", mostrava um boneco chamado Farfur, bastante similar ao Mickey, personagem dos quadrinhos de Walt Disney.

Ele e uma menina recomendavam que a crianças fossem à mesquita cinco vezes por dia, até que o mundo esteja "sob liderança islâmica"."Nós restauraremos a glória desta nação, e liberaremos [a mesquita de Jerusalém] de Al Aqsa, com a benção de Alá, e liberaremos o Iraque e os países muçulmanos dos assassinos", disse Farfur em um dos programas.

Após críticas do grupo israelense de monitoramento de mídia Palestinian Media Watch, o Ministério palestino da Informação, Mustafa al Barghouthi, decidiu retirar o programa do ar até que o conteúdo seja revisado. "Exigi que o Hamas suspendesse o programa, é errado manter no ar atrações para crianças que contenham conteúdo político", afirmou Barghouthi.

Segundo o Hamas, a rede de TV Al Aqsa estuda a possibilidade de mudar o formato do programa. O próximo episódio deve ir ao ar na sexta-feira (11).

A empresa Walt Disney não comentou o uso de um sósia do Mickey. Uma filha do autor, no entanto, criticou a iniciativa. "O mundo ama as crianças, e esta programa vai contra os valores da humanidade", afirmou Diane Disney Miller ao jornal "New York Daily News".

"Estamos lidando com o mal, não podemos ignorar isso", acrescentou.

Leia mais
  • Governo palestino tira do ar programa de TV com sósia do Mickey

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hamas
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mickey Mouse
  • Leia o que já foi publicado sobre a TV palestina
  • Leia a cobertura completa sobre o Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página