Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2007 - 19h13

Bill Richardson oficializa pré-candidatura à Presidência dos EUA

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

O governador democrata do Novo México (sudoeste dos Estados Unidos), Bill Richardson, anunciou nesta segunda-feira a candidatura oficial à indicação de seu partido para a eleição presidencial de 2008 nos EUA. Em seu discurso de candidatura, Richardson destacou as raízes latinas, a rejeição ao levantamento de um muro na fronteira com o México para conter a imigração e o apoio a uma retirada das tropas do Iraque.

Kevork Djansezian/AP
Ao lado da mulher, o governador Bill Richarson confirmou candidatura à Casa Branca
Ao lado da mulher, o governador Bill Richarson confirmou candidatura à Casa Branca
"Espero me tornar o primeiro presidente dos Estados Unidos de origem latina", declarou Richardson, 59, durante uma entrevista coletiva em Los Angeles (Califórnia, oeste). A mãe de Bill Richardson é mexicana, e ele cresceu na Cidade do México.

Com este anúncio na Califórnia, um dos Estados americanos de maior população latina --mais de 30% dos quase 38 milhões de pessoas-- Richardson entrou para a disputa pela indicação do Partido Democrata para 2008. Ele concorrerá, entre outros, com os pré-candidatos Hillary Clinton, Barack Obama e o postulante à vice-Presidência do país em 2004, John Edwards.

"Temos que resolver a crise no Iraque e trazer as tropas de volta à casa, assim como nos situarmos em relação ao aquecimento global, solucionar a crise no sistema de saúde, estudar a forma de fazer que a classe média volte a crescer, controlar os preços do combustível e solucionar o problema da imigração ilegal", afirmou o governador.

Imigração

Richardson já ocupou o cargo de embaixador dos EUA na ONU e de secretário da Energia no governo do ex-presidente Bill Clinton. Conhecido por seu grande conhecimento das questões internacionais, principalmente as vinculadas à Coréia do Norte, Richardson já formou um comitê exploratório para sua candidatura, o que constitui o primeiro passo para a postulação oficial.

Acompanhado de sua mulher, Barbara Richardson, o agora candidato à designação democrata descartou que seu discurso em defesa dos imigrantes ilegais tenha um custo político dentro do eleitorado americano.

Richardson chegou a ser batizado de "Indiana Jones" da diplomacia americana depois de ter chefiado várias missões para libertar americanos em difíceis regiões do planeta, incluindo em negociações com o presidente iraquiano executado Saddam Hussein.

Leia mais
  • Pré-candidatos democratas dos EUA defendem retirada do Iraque

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Bill Richardson
  • Leia o que já foi publicado sobre Barack Obama
  • Leia o que já foi publicado sobre Hillary Clinton
  • Leia o que já foi publicado sobre o Partido Democrata
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página