Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2007 - 17h36

Tempestade tropical Barbara atinge México e Guatemala

Publicidade

da Folha Online

A tempestade tropical Barbara atingiu neste sábado regiões produtoras de café e açúcar próximas ao litoral do México e Guatemala, com vento e chuvas, mas sem causar maiores prejuízos e sem registro de baixas humanas,

Poucas horas antes, a tempestade tropical havia provocado um alerta de emergência em 29 municípios de Oaxaca e 17 de Chiapas, sudeste do México. "Barbara" mantém ventos máximos de 85 km/h e estima-se que haja poucas mudanças na força dos ventos antes que o centro do ciclone atinja a terra.

As autoridades locais alertaram que a possível ocorrência de enchentes e deslizamentos na área de montanhas nas regiões de fronteira, onde muitos habitantes são indígenas pobres ou trabalhadores rurais sem-terra.

Uma cadeia de montanhas e vulcões corre paralela à costa de uma importante região produtora de café e açúcar, e chuvas pesadas podem detonar bruscos deslizamentos de terra.

Em 2005, o furacão Stan provocou o soterramento de cerca de 300 moradores de Maya, na Guatemala, e isolou a cidade mexicana de Tapachula, próxima da fronteira.

Com agência Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página