Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2007 - 14h44

Cúpula do Mercosul se encerra e Paraguai deixa Presidência

Publicidade

da France Presse

O Mercosul, integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, encerrou nesta sexta-feira em Assunção sua 33ª Cúpula, anunciando medidas a favor de seus sócios menores e proclamando a vontade de permanecer unido em um momento no qual enfrenta muitas críticas.

Ao concluir o encontro, o presidente paraguaio, Nicanor Duarte, transferiu a Presidência semestral do bloco ao presidente uruguaio, Tabaré Vázquez.

Participaram também da reunião os presidentes Néstor Kirchner (Argentina) e Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), assim como os de três países sócios do bloco: Evo Morales (Bolívia), Michelle Bachelet (Chile) e Rafael Correa (Equador).

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cujo país está passando por um sinuoso processo de adesão ao Mercosul, anunciou que não participaria da reunião de última hora, alegando uma coincidência de agendas com uma visita à Rússia. O presidente venezuelano foi representado por seu vice-presidente, Jorge Rodríguez.

Em seu discurso de abertura, Duarte reafirmou a vontade de consolidar o bloco "embora continue havendo travas que justificam os questionamentos e dão argumentos para os que desejam a dissolução do Mercosul".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página