Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2007 - 08h34

Terrorismo internacional será uma ameaça durante anos, diz Blair

Publicidade

da Folha Online

O terrorismo internacional será uma ameaça para o Reino Unido durante anos, e motivo de preocupação para muitos premiês, afirmou o ex-chefe do governo britânico Tony Blair.

Em entrevista que será transmitida nesta noite pelo "Channel 4" da TV britânica, Blair disse que a ameaça de "grupos significativos" será a principal preocupação para seu sucessor, o atual primeiro-ministro, Gordon Brown, assim como para os próximos.

Blair --que renunciou na última quarta-feira (27)--, afirmou que a vigilância de suspeitos de terrorismo em grande escala é essencial. Ele qualificou de "absurdas" as críticas dos grupos defensores dos direitos civis contra as medidas antiterroristas.

Sobre o alcance da ameaça, Blair disse: "Isto é o que o meu sucessor e o sucessor dele afrontarão e provavelmente quem vier depois". "Temos grupos significativos que estão aqui e conspiram para cometer atos terroristas, e temos que vigiar toda essa gente", afirmou.

Blair considerou "exageradas" as críticas dos grupos defensores das liberdades civis pela assinatura de memorandos de entendimento com países onde se pratica a tortura para facilitar a deportação de supostos terroristas. "A idéia de que isso é um ataque às centenas de anos de liberdades civis britânicas é completamente absurda", acrescentou.

A entrevista foi gravada antes da renúncia de Blair e será exibida nesta noite, depois que a polícia descobriu, na sexta-feira passada (29), dois carros no centro de Londres com gasolina e bujões de gás propano, prestes a explodir.

No sábado, um carro em chamas foi lançado contra o aeroporto de Glasgow, na Escócia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página