Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2007 - 20h05

Presidente do Equador nomeia Fausto Ortiz novo ministro da Economia

Publicidade

da Folha Online

O presidente do Equador, Rafael Correa, nomeou nesta quarta-feira o novo ministro da Economia, Fausto Ortiz, até então vice-ministro. Ele assume no lugar de Ricardo Patiño, transferido para o novo Ministério do Litoral, após ser investigado por uma suposta manipulação do mercado de bônus da dívida externa do país.

Patiño e Ortiz assumiram seus novos cargos em uma cerimônia no centro da cidade portuária de Guayaquil, num prédio onde antes funcionava a sede do Banco do Progresso e agora ficará o novo Ministério do Litoral.

Ortiz afirmou que "não vai haver nenhum tipo de mudança" na política financeira desenvolvida por Patiño e disse que a nova equipe do Ministério da Economia continuará com o modelo de priorizar o gasto social.

A oposição acusa Patiño, um dos homens mais próximos do presidente, de especulação financeira com o pagamento do bônus da dívida externa do país durante seus seis meses à frente do Ministério da Economia.

Uma gravação secreta divulgada pela televisão mostra uma reunião entre o ministro e negociadores internacionais da dívida externa do país, com quem fala sobre uma eventual manipulação dos juros a serem pagos pelos papéis.

Patiño alega que ele mesmo tinha autorizado a gravação, para comprovar a suposta corrupção nas operações da dívida externa.

Em 13 de julho, Patiño foi censurado em uma polêmica sessão do Parlamento, que pediu à Promotoria para investigar se ele repassou "informações privilegiadas" a intermediários financeiros, o que teria beneficiado determinados setores, incluindo dois bancos venezuelanos.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

Com Efe e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página