Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2007 - 18h38

Governador de Mendoza será vice na chapa de Cristina Fernández na Argentina

Publicidade

da Efe, em Buenos Aires

O governador da província argentina de Mendoza, Julio Cobos, foi anunciado neste sábado (28) como candidato a vice-presidente na chapa governista da primeira-dama, Cristina Fernández, durante comício de alinhados ao governo.

A indicação de Cobos foi aprovada por aclamação em assembléia na cidade de Vicente López, com os chamados Radicais-K --grupo liderado por cinco dos seis governadores da União Cívica Radical (UCR), partido liberal que tem a segunda maior bancada no Congresso.

Durante a reunião, a corrente também ratificou o apoio ao governo de Néstor Kirchner na eleição presidencial de 28 de outubro.

"A UCR tomou um papel ativo para levar o país adiante ajudando um governo que é artífice de uma mudança fundamental. A filiação não é dada por uma estrutura burocrática, mas pelo coração e pelas convicções", afirmou Cobos sobre a adesão.

O governador também fez críticas contra setores que se opõem ao governo. "Eles não se comportaram como dirigentes, porque não conduziram; mandaram", disse.

Cobos tinha confirmado dias atrás a oferta de ser candidato a vice-presidente e garantira que, se houvesse consenso entre os Radicais-K, aceitaria a proposta.

Em 14 de agosto, o governador Cobos e a senadora Cristina Fernández lançarão formalmente a chapa governista em comício no estádio Luna Park da capital argentina.

Cristina lançou sua pré-candidatura formalmente em 19 de julho, tentando se transformar na primeira mulher eleita presidente na Argentina --Isabelita Perón, em 1974, tinha sido vice.

As pesquisas indicam que a primeira-dama tem entre 45% e 50% das intenções de voto, com o que ganharia no primeiro turno.

Quando Kirchner chegou ao poder, em 2003, mal teve 22% dos votos, mas dois anos depois o governo arrasou nas eleições legislativas. Na ocasião, sua mulher foi eleita senadora com uma ótima votação.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página