Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2007 - 21h11

Embaixador dos EUA na Nicarágua diz que Irã é parceiro "problemático"

Publicidade

da Efe, em Manágua

O embaixador dos Estados Unidos em Manágua, Paul Trivelli, afirmou neste sábado (28) que o "Irã é um parceiro que pode ser problemático". O recado foi enviado ao governo nicaragüense.

Reuters
Ortega é o principal "amigo" do Irã na América Central; Trivelli disse que país é "problemático"
Ortega é o principal "amigo" do Irã na América Central; Trivelli disse que país é "problemático"

O diplomata americano disse que, apesar de o país da América Central poder ter os amigos que quiser, sua declaração "é uma advertência, nada mais".

Trivelli lembrou que a República Islâmica sofreu sanções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) por desenvolvimento de um programa nuclear.

No entanto, o diplomata americano afirmou que as relações entre os EUA e a Nicarágua não serão afetadas pelos laços entre o país da América Central e o da Ásia.

Irã e Nicarágua

Em poucos dias, uma delegação iraniana visitará a Nicarágua. Uma missão de 21 autoridades e empresários do Irã, encabeçados pelo ministro de Minas do país, Hamid Shishian, farão uma visita entre 31 de julho e 5 de agosto, anunciou o governo nicaragüense.

O Irã e a Nicarágua reforçarão as relações políticas, econômicas e comerciais entre ambas nações, segundo o comunicado oficial.

O sandinista Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, é o principal aliado do Irã na América Central. Os países assinaram uma série de acordos de cooperação energética, econômica, comercial, financeira, de infra-estrutura e técnica em janeiro, quando o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, visitou a Nicarágua.

Tratores

Neste sábado (28), Ortega presidiu a cerimônia de entrega de tratores fabricados no Irã e doados a pequenos agricultores na Nicarágua. As máquinas foram montadas na Venezuela.

Também foram entregues bônus produtivos e equipamentos agrícolas venezuelanos a cooperativas de Estelí, Madríz e Nueva Segovia, no norte da Nicarágua.

Fome Zero

Ortega também entregou bolsas do programa "Hambre Cero" (Fome Zero) que, diferente do homônimo brasileiro, entrega animais e recursos de produção agropecuária. Cada família recebe uma vaca prenhe, uma porca, cinco galinhas, um galo, sementes, mudas, biodigestor e outros insumos, além de crédito para compras.

O programa prevê beneficiar 75 mil famílias camponesas durante os cinco anos do segundo mandato de Ortega.

Os tratores de origem iraniana fazem parte de um primeiro lote de 80. A iniciativa ocorreu dentro das negociações da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba), que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, promove na América Latina em contraposição à Área de Livre Comércio para as Américas (Alca), de Washington.

Atualmente, a Alba beneficia a Nicarágua, a Bolívia, a Venezuela e Cuba.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página