Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2007 - 08h01

Bush e Sarkozy se reúnem neste sábado nos EUA

Publicidade

da Efe, em Paris

O estabelecimento de relações pessoais aparece como o principal objetivo do encontro informal neste sábado entre os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e dos Estados Unidos, George W. Bush.

"Não há uma agenda fixa", disseram fontes francesas, ao comentar o almoço ao qual o chefe de Estado francês e sua esposa Cécilia foram convidados pelos Bush na residência da família em Kennebunkport (Maine, EUA).

Reuters
Sarkozy e sua mulher, Cécilia, participarão de almoço com os Bush neste sábado nos EUA
Sarkozy e sua mulher, Cecília, participarão de almoço com os Bush neste sábado nos EUA

Kennebunkport fica cerca de 80 quilômetros de Wolfeboro (New Hampshire), onde os Sarkozy estão de férias com amigos em uma luxuosa residência às margens do lago Winnipesaukee.

Sarkozy é apenas o segundo presidente estrangeiro, depois do russo Vladimir Putin, a ser convidado a Kennebunkport no mandato de Bush.

Segundo o jornal "Le Figaro", a França e os EUA querem virar definitivamente a página da era Chirac-Villepin e fechar as feridas abertas pela disputa em torno do Iraque.

O discurso na ONU de Dominique de Villepin, então ministro de Exteriores francês, contra os planos bélicos de Washington e sua viagem por vários países para convencê-los a não apoiar os EUA criaram uma forte crise nas relações bilaterais.

Os dois presidentes já se reuniram o junho passado na Alemanha durante a cúpula do G8, e é provável que ainda neste ano mantenham uma reunião formal nos EUA, por ocasião da viagem do dirigente francês a Nova York para a Assembléia Geral da ONU.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página