Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2007 - 00h08

Resgate diz que mais de 180 mineiros devem estar mortos na China

Publicidade

da Folha Online

Mais de 180 trabalhadores continuam presos em duas minas inundadas na cidade de Xintai, na Província de Shandong, na China. Apesar de poucas chances de sobrevivência, as autoridades anunciaram que continuam com esforços intensos de resgate.

"Eu acho que os mineiros não têm chances de sobrevivência", disse o chefe do resgate, Zhu Wenyu, de acordo com a imprensa estatal da China.

O diretor da Agência de Segurança das Minas de Shandong, Wang Ziqi, afirmou que a água submergiu a área de trabalho dos mineiros e que "haviam poucas chances de sobrevivência".

A princípio, 172 mineiros ficaram presos na Província de Shandong após as águas do rio Wen ultrapassarem as barreiras de um dique e entrarem na mina nesta sexta-feira. Outros nove trabalhadores ficaram presos em uma mina próxima, também inundada pelas águas do rio.

Segundo a Huayuan Mining Corp, a mina tem 860 metros de profundidade. O governador da Província de Shandong, Wang Junmin, disse que ao menos 150 trabalhadores estavam longe da superfície. A maioria dos mineiros presos são de áreas rurais, segundo o governo.

"Não poupem esforços no resgate dos mineiros", disse o chefe do Partido Comunista na Província, Li Jianguo, à rádio estatal. "Cada um que pode ser salvo conta", afirmou.

No início deste domingo na China (ainda sábado em Brasília), trabalhadores separaram as águas com um dique construído às pressas com sacos de cimento, árvores, rochas e até mesmo caminhões.

Bombas para retirar a água foram trazidas de Províncias vizinhas para agilizar os esforços de retirada de água das minas.

A polícia bloqueou as proximidades do local do acidente e ordenou a repórteres da mídia chinesa a deixar a área em uma tentativa de controle da informação, segundo a Associated Press.

Minas na China

O trabalho em minas envolve riscos no mundo todo, mas a mineração na China possui números impressionantes. Lá, o trabalho se dá majoritariamente em minas de carvão e 2.163 trabalhadores foram mortos em 1.320 acidentes nos primeiros sete meses de 2007, segundo a agência Reuters.

Apesar dos números e acidentes diários, o mais recente evento se destaca. O pior acidente em uma mina na China foi em 2005, quando uma explosão causada por um vazamento de gás matou 214 trabalhadores no nordeste do país.

Os pequenos acidentes são tão comuns em minas que raramente ganham destaque no noticiário local.

A China é muito dependente do carvão devido à demanda do rápido crescimento econômico registrado no país.

No ano passado, 4.746 pessoas morreram de milhares de explosões, inundações e outros acidentes menores em minas.

Com Associated Press e Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página