Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2007 - 22h29

Argentina pedirá aos EUA extradição do "homem da mala"

Publicidade

da Efe, em Buenos Aires

O governo argentino anunciou que entregará aos Estados Unidos na próxima terça-feira (4) um pedido para a extradição do empresário venezuelano Guido Antonini Wilson, que no começo do mês tentou entrar na Argentina com uma mala com US$ 800 mil (mais de R$ 1, 5 milhão) não declarados.

A solicitação foi remetida hoje pela juíza Marta Novatti ao Ministério das Relações Exteriores da Argentina, que repassou o pedido à Embaixada americana em Buenos Aires.

O pedido de extradição será enviado à embaixada da Argentina em Washington. Na próxima terça-feira (4), deverá chegar ao Departamento de Estado dos EUA.

No último dia 16, Marta Novatti ordenou a detenção de Antonini Wilson, que também possui cidadania americana, para que possa interrogá-lo por sua tentativa de entrar com dinheiro ilegalmente no país.

A polícia argentina disse nesta semana que Antonini Wilson foi localizado por agentes do FBI em sua casa em Miami. Segundo o tratado bilateral de extradição, para que sua prisão seja efetuada, é necessário um pedido expresso da juíza.

O caso

No dia 4 de agosto, Wilson chegou de um vôo privado vindo de Caracas, acompanhado por argentinos e venezuelanos, alguns funcionários públicos. O avião foi alugado pela estatal argentina Enarsa. Nele também viajavam funcionários da empresa e da Petróleos de Venezuela (PDVSA).

O escândalo provocou a demissão de Claudio Uberti, um dos funcionários argentinos que viajavam com Antonini Wilson.

O gerente geral da PDVSA-América, Diego Uzcátegui Matheus, renunciou ao cargo, já que um de seus filhos teria convidado o empresário venezuelano para viajar no avião.

O governo venezuelano negou sistematicamente qualquer vínculo com o caso da mala e disse que os supostos envolvidos da PDVSA no assunto deverão assumir sua responsabilidade.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página