Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2007 - 13h47

Guarda da Torre de Londres tem primeira mulher na equipe

Publicidade

da France Presse, em Londres

Pela primeira vez na história da Torre de Londres, uma mulher é oficialmente designada para desempenhar função de guardiã desta antiga instituição de mais de 500 anos.

Moira Cameron, 42, deve usar a tradicional vestimenta azul e vermelho escarlate. Para as grandes ocasiões, ela vestirá um uniforme vermelho e dourado de 3.500 libras esterlinas (R$ 13,8 mil).

Luke MacGregor/Reuters
Moira Cameron, 42, é a primeira mulher a integrar a guarda da Torre de Londres
Moira Cameron, 42, é a primeira mulher a integrar a guarda da Torre de Londres

A guarda foi apelidada de "beefeater" ou "comedores de bife", em razão da carne oferecida cotidianamente ao grupo pela monarquia. No século 15, o grupo recebeu a função de proteger a Torre de Londres. Inicialmente residência real, a fortaleza se tornou prisão e agora é visitada por milhões de turistas.

Moira Cameron, uma escocesa de Argull, venceu pela primeira vez em 500 anos uma disputa majoritariamente masculina para alcançar esta função muito convidativa, especialmente em função do salário anual de cerca de 30.000 libras (R$ 118,4 mil) e de um apartamento funcional dentro da própria Torre.

Dentre suas principais atribuições, Cameron deverá proteger as jóias da rainha guardadas na Torre de Londres e servir de guia aos vários turistas atraídos por este símbolo da capital britânica.

Moira Cameron entrou para o exército aos 16 anos e serviu à corporação por 22 anos. Ela acaba de terminar uma espécie de curso de dois meses para se familiarizar com suas 21 tarefas diárias.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página