Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2007 - 12h02

Polícia acha fios de cabelo de Madeleine em carro alugado por pais

Publicidade

da Ansa, em Londres
da Folha Online

A Polícia Judicial portuguesa encontrou grandes quantidades de cabelo de Madeleine McCann, 4, no porta-malas de um veículo alugado pelos pais da garota britânica, segundo informou nesta terça-feira o vespertino londrino "Evening Standard".

Os detetives estão convencidos de que a grande quantidade de cabelo é um indicador chave de que o corpo da menina foi transportado nesse automóvel, alugado pelos McCann três semanas após o desaparecimento de sua filha.

AP
Kate e Gerry McCann, pais de Madeleine, reafirmam que são inocentes em caso
Kate e Gerry McCann, pais de Madeleine, reafirmam que são inocentes em caso

Hoje foi informado que agentes policiais de Portugal viajarão nesta semana para o Reino Unido, enquanto são intensificadas as investigações policiais do caso.

"Algumas das amostras de DNA foram tomadas de cabelo que coincidia com o DNA de Madeleine. Havia uma grande quantidade de cabelo que não se tratou de transferência de DNA, mas sim do corpo transportado no porta-malas [do veículo]", disse uma fonte da investigação ao jornal.

A fonte também indicou que foram achados fluidos corporais no porta-malas do Renault Scenic alugado pelos médicos Kate e Gerry McCann 25 dias depois do desaparecimento.

No entanto, os familiares dos McCann consideram que a polícia portuguesa "teria plantado" evidências contra os pais de Madeleine. Segundo o "Evening Standard", os detetives consideram que Kate McCann assassinou acidentalmente a filha, seu esposo encobriu o crime e ambos esconderam o corpo da garota e depois o transportaram no veículo alugado.

Vários jornais portugueses acusaram também a médica inglesa de ser uma "mãe agressiva" com seus filhos.

Gêmeos

Os serviços sociais do Reino Unido temem pela segurança e pelo bem-estar físico dos gêmeos Sean e Amelie McCann, 2, irmãos de Madeleine, 4, a garota inglesa desaparecida desde 3 de maio no sul de Portugal, segundo informou a imprensa britânica.

Segundo o "Daily Mail", os médicos Kate e Gerry McCann --ambos com 39 anos, declarados suspeitos do desaparecimento de Maddie-- estão sob investigação da polícia britânica, e os serviços sociais analisam se eles são capazes de cuidar dos gêmeos de dois anos.

Rui Vieira/AP
Casal com os dois filhos; serviço social se preocupa com gêmeos
Casal com os dois filhos; serviço social se preocupa com gêmeos

"Eles irão de analisar se os gêmeos e seu bem-estar físico não correm risco nenhum. Caso decidam que há risco ou perigo, considerarão os passos a serem tomados", acrescentou.

Tecnicamente, se as autoridades considerarem que há algum perigo para Sean e Amelie McCann, elas poderão tirar a custódia das crianças dos pais.

Gerry afirmou hoje que os gêmeos se adaptaram rapidamente à vida no Reino Unido. Ele informou também que está sendo assessorado por advogados.

Madeleine desapareceu no dia 3 de maio, quando dormia ao lado dos dois irmãos em um quarto de hotel na praia da Luz, na região do Algarve, no sul de Portugal.

Seus pais jantavam em um restaurante a cerca de 50 metros do quarto.

Inocência

Nesta terça-feira, Gerry McCann reafirmou que ele e sua mulher, Kate, são "totalmente inocentes", e que contam com o "apoio total" de seus parentes e amigos.

No site dedicado à busca pela filha, Gerry disse que a família vive um "constante pesadelo". Os últimos dias foram "incrivelmente estressantes" e "emocionalmente esgotantes", afirmou.

"A dor e o transtorno que experimentamos na última semana é totalmente impossível de qualificar", desabafou o pai de Madeleine. "Sempre tivemos esperanças de não ter que voltar para o Reino Unido sem Madeleine, e nunca imaginamos a possibilidade de nos tornamos suspeitos do desaparecimento de nossa filha", acrescentou ele.

Na semana passada, a polícia portuguesa declarou o casal suspeito pelo desaparecimento da menina. Nesta segunda-feira, a polícia anunciou que preparava um documento com supostas provas de Kate McCann matou a filha. Os papéis devem ser entregues hoje à Promotoria.

O Ministério Público de Portimão receberá o relatório dos depoimentos realizados com Kate e Gerry separadamente nas últimas quinta-feira (6) e sexta-feira (7). Com este material em mãos, segundo o jornal "Diário de Notícias", o juiz pode pedir a volta do casal a Portugal.

Exames de DNA

Ontem, os jornais portugueses "O Público" e "Correio da Manhã" afirmaram que dois dos três vestígios biológicos recolhidos pela polícia no apartamento e no carro utilizados pelos McCann no Algarve correspondem ao DNA de Madeleine. Os jornais citam a rede de TV britânica Sky.

AP
Foto da garota inglesa Madeleine McCann, desaparecida desde maio
Foto da garota inglesa Madeleine McCann, desaparecida desde maio

A combinação da análise de DNA seria de mais de 80%, segundo o "Diário de Notícias". O mesmo jornal também publicou que a Polícia Judiciária informou ter indícios suficientes para incriminar Kate e Gerry pela morte e posterior ocultação de cadáver da filha.

O corpo teria sido ocultado no carro que o casal alugou 25 dias depois do desaparecimento da menina. A hipótese foi rebatida pelos veículos ingleses. O principal argumento dos especialistas entrevistados pelos jornais "Guardian" e "Independent" é de que seria muito tempo para se esconder um cadáver sem que o cheiro se espalhasse pelo local.

Os pais de Madeleine foram considerados oficialmente suspeitos de seu desaparecimento na última sexta-feira (7). Eles retornaram ao Reino Unidos com seus dois filhos mais novos, os gêmeos Sean e Amélie, de 2 anos, neste domingo (9).

Segundo o "Diário de Notícias", fontes policiais afirmaram que a partida do casal para o Reino Unido foi uma "espécie de fuga". No entanto, há algumas semanas os McCann haviam anunciado que voltariam em breve a Rothley, no centro da Inglaterra, onde a família vive.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Deumara Menezes (2) 15/01/2010 09h25
Deumara Menezes (2) 15/01/2010 09h25
Acho que os pais da Maddie só sabem pedir indenização, qualquer coisa que façam ou que seja a respeito da filha, pedem indenização..Caramba! Parece que o sumiço da menina está rendendo a eles fortunas. Viver sobre o dinheiro de indenização parece estar sendo uma maravilha. Se fosse eu que teria perdido a filha lutaria até o fim para localizá-la, não ficaria perdendo o meu tempo em ver se estão falando ou não dela. Infelizmente, para algumas pessoas, o dinheiro vem em primeiro lugar e depois os outros interesses...é triste pensar dessa forma, mas desde que eu comecei a acompanhar isso, vejo que tem uma indenização. sem opinião
avalie fechar
Zelão Silva (17) 06/08/2009 17h10
Zelão Silva (17) 06/08/2009 17h10
A culpa é dos pais...não deveriam ter deixado 3 crianças sozinhas no hotel...eles deveriam ser julgados por maus tratos... 3 opiniões
avalie fechar
Carla Patricia (1) 19/04/2009 08h59
Carla Patricia (1) 19/04/2009 08h59
BOm .. li vários comentários.. me parece que as pesoas .. algumas pessoas estão mais preocupados em querer justificar suas mensagens, me parece que estão querendo provar algo sem consistencia.. enfiam estão dando tiros pra todo lado ... se gostam de investigação e de ler sobre o assunto.. então que façam .. junte todas as provas trabalhem em equipe.. não percam tempo em querer provar algo inconsistente....... Gente junto os comentários leiam pequenas reportagens.. monte o quebra cabeça.. asim vcs ajudaram caso contrario são apenas palavras lançada ao vento..........
Mesmo assim agradeço o espaço...ahhh e só dão tanto enfase nesta historia porque é uma menina do 1º mundo e rica....... porque temos aki no Brasil crianças sendo espancadas e que somem e nem ao menos citam o nome delas.......então gente é muito louvavel o que fazem o que dizem ... mas querem dar um culpado para a garotinha da ingleterra ..... mas antes disso pense nas nossas crianças.. "QUEREM SALVAR O MUNDO, PRIMEIRAMENTE ARRUMEM VOSSOS QUARTOS"
13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (658)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página