Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2007 - 21h58

Segundo no comando é verdadeiro cérebro da Al Qaeda, afirmam EUA

Publicidade

da France Presse, em Washington

O verdadeiro cérebro da rede terrorista Al Qaeda não é Osama Bin Laden --acusado de ser o idealizador dos atentados do 11 de Setembro de 2001--, mas o número dois da rede terrorista, o egípcio Ayman al Zawahiri, declarou nesta terça-feira o diretor de inteligência americano Michael McConnell.

"Sinceramente, o verdadeiro cérebro da Al Qaeda não é Osama Bin Laden mas seu número dois, Zawahiri, que é egípcio", afirmou McConnell em entrevista concedida ao canal de TV americano ABC.

Na verdade, Bin Laden "não passa de uma figura de proa", afirmou.

"A maior parte dos cargos importantes na Al Qaeda pertence a egípcios, não a sauditas" --a nacionalidade de Bin Laden, afirmou McConnell.

No entanto, Osama Bin Laden é ainda o alvo número um dos EUA, segundo McConnell, destacando que os Estados Unidos "têm de neutralizar todos os dirigentes da Al Qaeda, não apenas os dois chefes, mas os 10 ou 15 primeiros".

"[Bin Laden] é o nosso objetivo número um e se pudéssemos encontrá-lo, conseguiríamos concluir esta situação", afirmou McConnell.

Os comentários de McConnell ocorrem no momento em que o governo americano trata de explicar por que Bin Laden está livre seis anos após os ataques do 11 de Setembro.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página