Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2007 - 20h50

Museu exibe fotos inéditas de Evita Perón

Publicidade

da Folha Online
da Ansa, em Buenos Aires

Uma coleção de fotos inéditas de Eva Perón, a Evita --primeira-dama da Argentina entre 1946 e 1952-- foi apresentada no museu que leva seu nome na cidade de Buenos Aires. A nova coleção é um valioso testemunho sobre uma das mulheres mais importantes na história da política argentina, esposa do presidente Juan Domingo Perón e conhecida como a "madona dos descamisados".

Fazem parte do acervo imagens que estavam no arquivo do museu e também de diversos fotógrafos que acompanharam Evita em vida.

Entre as fotos inéditas, Evita aparece ainda adolescente, em 1934, na cidade de Junín (250 quilômetros a oeste de Buenos Aires), onde morou com sua mãe e seus irmãos até que se mudou para a capital argentina para dedicar-se ao cinema.

A coleção inclui sua primeira foto artística, de 1936, quando tentava ingressar no mundo cinematográfico de Buenos Aires.

A coleção também recupera seus primeiros encontros públicos com Perón. Evita aparece tomando café-da-manhã no apartamento do futuro presidente argentino na rua Posadas, bairro de Buenos Aires, e no jantar de Réveillon de 1945, meses antes da eleição que o levaria à presidência do país.

Além das fotos de suas atividades políticas e sociais durante o governo de seu marido, um dos testemunhos inéditos que a coleção traz é a foto de Evita em 11 de novembro de 1951, quando pela primeira vez as mulheres argentinas votaram. Na foto, a primeira-dama aparece abatida, já com o câncer que a mataria em julho de 1952.

A primeira-dama, que marcou época e ditou um estilo com seus coques e penteados muito alinhados, chegou a ser cogitada para disputar a vice-presidência em chapa com Perón como presidente, nas eleições de 1951. No entanto, recusou a proposta, afirmando que seu "humilde coração de mulher argentina" não aceitava a idéia de assumir tal cargo.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página