Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2007 - 20h53

Associações de imprensa da América do Sul alertam sobre liberdade na Venezuela

Publicidade

da France Presse, em Lima

Seis associações de imprensa da América do Sul, que representam jornais de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, fizeram um alerta neste domingo sobre a situação da liberdade de imprensa na Venezuela, segundo comunicado divulgado na mídia peruana.

As organizações expressaram "preocupação em relação ao caso de censura da Rádio Caracas Televisão (RCTV), quatro meses depois da medida [o cancelamento da concessão do canal oposicionista], além da série de recentes ataques que ameaçam a liberdade de imprensa na Venezuela".

Entre os "recentes ataques", as associações denunciam "as perseguições e atentados contra jornalistas e meios de comunicação, como é o caso do ataque ao jornal 'Panorama', de Maracaibo, e novas regulações restritivas para as transmissões de televisão".

O comunicado é assinado pelo Conselho da Imprensa Peruana, pela Adepa (Associação de Entidades Jornalísticas Argentinas), pela ANP (Associação Nacional de Imprensa) do Chile e pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) do Brasil.

Também ratificam o documento a Aedep (Associação Equatoriana de Editores de Periódicos) e a Andiarios (Associação de Diários Colombianos).

O comunicado afirma que "o caso venezuelano assume características inusitadas por seu desprezo pelas normas internacionais e pela essência da democracia moderna".

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página