Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2007 - 08h23

Negociador iraniano para crise nuclear renuncia ao cargo

Publicidade

da Efe, em Teerã

O Irã anunciou neste sábado a renúncia do secretário do Conselho Supremo da Segurança Nacional, Ali Larijani, o principal negociador para o plano nuclear iraniano. A informação partiu do porta-voz do governo, Gholam-Hossein Ilhami.

O porta-voz não revelou as causas da decisão de Larijani. Afirmou, porém, que o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, aceitou a renúncia.

"Larijani tinha pedido demissão várias vezes nos últimos seis meses, e o presidente aceitou a renúncia agora", disse Ilhami. Ele acrescentou que Ahmadinejad "estuda a nomeação de um substituto".

Estratégico

A saída de Larijani, considerado a segunda figura mais importante do governo iraniano, é vista pelos analistas como um indício de supostas divergências no regime sobre a política externa do país.

O cargo está relacionado diretamente com a política externa, sobretudo nas questões como as crises no Iraque e territórios palestinos, além do programa nuclear.

Larijani renuncia poucos dias antes da reunião com o Alto Representante para a Política Externa e a Segurança Comum da União Européia, Javier Solana, marcada para terça-feira (23), em Roma.

Os dois deveriam continuar as negociações sobre o programa nuclear iraniano.

Uma equipe da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) deve iniciar neste sábado mesmo uma nova rodada de negociações em Teerã com os dirigentes iranianos, sobre as centrífugas atômicas

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página