Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2007 - 19h46

Bush entrega maior honraria civil dos EUA a dissidente cubano

Publicidade

da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, entregou nesta segunda-feira à família do dissidente cubano preso Oscar Elías Biscet a medalha presidencial da liberdade. A medalha é a maior honra que o governo dos EUA podem conceder a um cidadão.

"Para a ditadura cubana o senhor Biscet é um 'homem perigoso' (...) tanto quanto Martin Luther King ou Ghandi", afirmou Bush durante cerimônia na Casa Branca.

"É um homem de paz, que ama a verdade, é um homem de fé", prosseguiu ao entregar a medalha ao filho de Biscet, Yan Valdés.

Biscet é um médico responsável pela fundação de uma organização de direitos humanos e que foi condenado em 1999 pelo governo de Fidel Castro a 25 anos de prisão.

Bush também concedeu a distinção à presidente da Libéria Ellen Johnson Sirleaf, considerada um exemplo da democracia na África para a Casa Branca.

Também receberam o tributo Gary Becker, prêmio Nobel da Economia, o geneticista Francis Collins, especialista em genoma humano, e a romancista Harper Lee autora de, entre outros, "To Kill a Mocking Bird".

Escalada retórica

A homenagem a Biscet é mais uma ação do presidente Bush em sua escalada retórica contra o regime da ilha.

No dia 24 de outubro, Bush pediu o apoio da comunidade internacional para a criação de um fundo multimilionário que sustente uma transição democrática em Cuba.

Em seu principal discurso sobre a política cubana em quatro anos, Bush ainda afirmou que os Estados Unidos "manterão o embargo contra o país até o fim da ditadura".

Ao discursar no departamento de Estado, Bush disse que o mundo pode "realizar esforços tangíveis para demonstrar apoio público" aos dissidentes que trabalham pela liberdade e pela democracia na ilha.

Com France Presse, Efe e Reuters

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página